Dia do Mineiro

A Câmara de Vereadores de Criciúma deve votar nos próximos dias um projeto do vereador Miri Dagostin que institui na cidade o Dia do Mineiro. A proposta foi debatida em audiência pública na quinta-feira passada. Em entrevista à Massa FM, o vereador lembrou que o projeto não cria nenhum feriado. Segundo ele, a intenção é apenas garantir uma referência histórica aos profissionais que ajudaram a transformar a cidade e a economia da região.

Alerta

A Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina está orientando os municípios de todo o estado para que reforcem as ações de prevenção à dengue. Com a volta do calor, a tendência é que o número de focos do mosquito transmissor aumente e isso eleva o risco de novos casos. Desde janeiro, Santa Catarina já registrou mais de 113 mil casos da doença. 93 pessoas morreram em todo o estado.

Sem mudança

O governo federal decidiu não retomar o horário de verão em 2023. Até 2019, o horário de verão começava em outubro, com o adiantamento dos relógios em uma hora, e terminava em fevereiro, com o atraso de uma hora, em algumas regiões do país, com o objetivo de reduzir o consumo de energia elétrica no horário de pico. Quem não gostou da decisão do governo foi a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) que representa o segmento. Para a associação, o horário de verão traz impactos positivos para a economia, além de estimular o consumo e a frequência dos clientes em bares e restaurantes.

Ataques

A ministra Rosa Weber, presidente do Supremo Tribunal Federal, marcou o julgamento do quarto réu dos atos do dia 8 de janeiro, em Brasília, para que seja realizado em plenário virtual. O julgamento está marcado para ocorrer na sessão que começa na próxima semana, a partir de terça-feira até o dia dois de outubro. A corte condenou os três primeiros réus por cinco crimes: associação criminosa armada, abolição violenta do estado democrático de direito, tentativa de golpe, dano qualificado e deterioração de patrimônio tombado. As penas variam de quatorze a dezessete anos de prisão, além de multa.

Grana

Balneário Camboriú, em Santa Catarina, tem o metro quadrado mais caro do país para compra de imóveis, de acordo com o índice FipeZap da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, divulgado neste mês. Em segundo lugar, está a cidade de Itapema, ao lado de Balneário. Florianópolis ocupa a quinta posição do ranking.

Delação

Parte da delação de Mauro Cid, ex ajudante de ordens de Jair Bolsonaro, indica que o ex-presidente chegou a fazer uma reunião e pedir apoio das forças armadas para gerar uma intervenção, dar o golpe e impedir que o resultado das urnas fosse sacramentado. Segundo a delação, ele teria recebido apoio apenas do comandante da Marinha. Do comandante do Exército ouviu que, se insistisse, seria preso. Resultado: partiu para os Estados Unidos.

Gratuita

Após a homologação das instituições de ensino credenciadas para o Universidade Gratuita, o governo do estado deve publicar na próxima semana o edital com regras para a inscrição dos estudantes. A previsão da Secretaria de Estado da Educação é de que os primeiros estudantes contemplados pelo projeto recebam os valores ainda em outubro. O pagamento será retroativo a agosto, quando iniciou o segundo semestre letivo nas universidades.

No Santa Catarina

Mães que perderam seus filhos após internações no Hospital Santa Catarina cobraram nesta quinta-feira respostas da instituição. Há relatos ainda de crianças que deixaram o hospital com sequelas neurológicas. Entre as principais queixas estão o tempo de espera pelo atendimento. O grupo que foi ao hospital também reclama que a direção não repassou qualquer informação. Em nota, a direção do Santa Catarina esclarece que não se recusa a prestar qualquer esclarecimento e que o departamento jurídico do hospital irá procurar as famílias para esclarecer todos os pontos questionados.