Ao todo, 122 trabalhadores do hospital serão vacinados neste primeiro momento de imunização contra a Covid-19

Içara

 
Ao todo, 122 trabalhadores do Hospital São Donato serão vacinados neste primeiro momento de imunização contra a Covid-19. Letícia Pedro Brígido, que se formou em Enfermagem em dezembro de 2019 e há seis meses ingressou no Hospital São Donato para atuar no enfrentamento da pandemia, foi a primeira a receber a vacina da Coronavac, aplicada na manhã ontem (19).

“No começo da pandemia tive medo. Foi um desafio enorme para mim neste período. Por dias, chorei, mas encontrei motivação a cada nova alta que tivemos no setor”, disse a profissional da clínica de Covid-19 da instituição.

Junto com ela, 10 profissionais que atuam também na Unidade de Terapia Intensiva e na clínica dedicada a pandemia tiveram ontem a aplicação das doses da CoronaVac. “Nossa esperança por dias melhores é ainda maior agora”, acrescenta a enfermeira.

Conforme definido no plano de enfrentamento nacional, a prioridade serão os profissionais da UTI, da clínica e do Pronto-Socorro que estão na linha de frente. Isto significa 36,9% do total de colaboradores que atuam na fundação filantrópica e quase 32% das doses recebidas pelo Município, de um total de 377.

Além das equipes do Hospital São Donato, o quantitativo recebido também será destinado aos trabalhadores dos centros de triagem e pessoas com 60 anos ou mais institucionalizados na cidade. “É o início do fim, tão esperado por toda a população brasileira e também içarense. Essa é a primeira vacina em território içarense”, disse a prefeita Dalvânia Cardoso (PP), presente na aplicação da dose.

“Isso tudo foi acordado baseado em critérios técnicos e estratégicos considerando a exposição ao vírus, risco de agravamento das condições de saúde e possibilidades de óbitos. Em prol da saúde coletiva, em respeito aos mais frágeis e pela valorização e reconhecimento de todos os trabalhadores de saúde que estão na frente do enfrentamento da covid-19, estamos iniciando o processo de vacinação. É uma grande vitória da ciência e da humanidade”, avaliou o secretário municipal de Saúde, Sandro Ressler.