Jovens são convidados a experiência no Seminário

No fim de semana, o Seminário Diocesano Nossa Senhora de Caravaggio, em Nova Veneza, realizou o 1º Encontro de Discernimento Vocacional de 2019. Para isso, foi lançado o convite aos jovens de todas as paróquias da Diocese de Criciúma, com idade mínima de 14 anos, que sintam o desejo de fazer sua experiência vocacional.

Conforme o reitor do Seminário, e também assessor eclesiástico da Pastoral Vocacional na Diocese de Criciúma, padre Gilson da Silva Pereira, o encontro foi uma oportunidade para que os jovens conheçam um pouco o dia a dia da vida de um seminarista e reflitam sobre sua vocação. “A vida dos seminaristas, na etapa introdutória, é marcada com uma fase de constante reflexão e discernimento da vocação. Contudo, algumas atividades acontecem preparando cada um dos rapazes para as etapas da Configuração e Discipulado, Filosofia e Teologia, e por isso recebem algumas aulas de reforço, se preparando para o vestibular. Diariamente, se realizam atividades acompanhadas de uma vida de oração pessoal e comunitária, com serviços manuais, levando a uma sensibilidade e cuidado com a casa de formação, desenvolvendo bons relacionamentos com os colegas na convivência diária, zelando pela saúde através de atividades físicas, além de outras atividades que favorecem uma experiência de vida pastoral, através das semanas vocacionais, visitas aos doentes no hospital, visitas no presídio, apresentação e participação em programas de rádio”, relata padre Gilson.

Na programação do encontro, houve momentos de oração e animação, missas, adoração, lanche, descanso, esporte, convivência, dinâmicas, além de palestras sobre vocação e Jesus, Bom Pastor. A atividade terminou com uma conversa com os candidatos e o almoço de encerramento.

No ano de 2019, o Seminário de Caravaggio conta cinco seminaristas na etapa do Propedêutico e um em estágio vocacional. Ao todo, a Diocese de Criciúma conta com 43 seminaristas diocesanos.

Irmãs Beneditinas convidam meninas para o 2º ENVOC

“És preciosa aos meus olhos” (Is 43,4). Com este tema, a Congregação das Irmãs Beneditinas da Divina Providência convida meninas com idade a partir de 12 anos para o 2º Encontro Vocacional de 2019. A atividade será realizada no domingo, 23 de junho, na Casa Madre Giustina, em Balneário Gaivota. Para participar, a jovem deve ter autorização dos pais ou responsáveis, fazer sua inscrição preenchendo o formulário online e a contribuição, no dia, de 10 reais.

O encontro, organizado pelo Serviço de Animação Vocacional das Irmãs Beneditinas, terá início às 08h30min e contará com momentos de oração, partilha, dinâmicas, reflexão, recreação, terço e adoração, com término às 16 horas. Mais informações podem ser obtidas pelo fone 48 99150 5714.

Bispo se encontra com seminaristas

Na manhã de hoje (12), nosso Bispo, Dom Jacinto Inacio Flach, esteve reunido com os seminaristas que estão fazendo estágio pastoral nas paróquias de nossa Diocese. O encontro foi acolhido pelo padre Marcos Rech, na casa paroquial da Paróquia Nossa Senhora da Salete, em Criciúma, e contou com a presença dos seminaristas Élisson Custódio Borges (estágio na Paróquia Nossa Senhora da Salete), Rodrigo Cristóvão Emerim (estágio na Paróquia Santo Alexandre, Treviso), Mateus Réus dos Reis (estágio na Paróquia São José, Criciúma) e Fábio Fernandes Roque (estágio na Paróquia Santo Antônio de Pádua, Sombrio).