Mulheres em destaque

A Câmara de Vereadores de Criciúma inaugura em outubro um painel para evidenciar o trabalho das mulheres na política. O espaço é uma resolução da mesa diretora e ganhou o apoio de todos os parlamentares. “Será um espaço para colocar em destaque todas aquelas que passaram pelo legislativo. Foi uma ação pensada para valorizar a fundamental presença das mulheres na vida pública e que também vai servir para que outras possam seguir este mesmo caminho”, explica Salésio Lima. Ali, passarão em destaque figuras como a desbravadora Dizelda Benedet, Romanna Remor, Solange Barp, Tati Teixeira e tantas outras que contribuíram para a nossa cidade.

Acertou

O presidente da Cooperaliança, Reginaldo de Jesus, acertou em cheio sua previsão de reajuste para as demais cooperativas da nossa região. Cermoful, Coopercocal e Coopera tiveram um aumento médio na casa dos 10%, mesmo sendo permissionárias. Na Cooperaliança, o efeito médio ficou abaixo dos 4% e ainda houve uma redução para a categoria industrial. Isso prova que a gestão tem funcionado bem e resultou em economia para os consumidores.

Cartilha

A Câmara de Vereadores de Criciúma lançou oficialmente nesta quarta-feira uma cartilha educativa. Em entrevista à Massa FM, o presidente da Câmara, Salésio Lima, disse que o objetivo é esclarecer a população sobre o verdadeiro papel dos vereadores. Segundo ele, o material será distribuído em escolas e empresas de toda a cidade. “Queremos orientar e, com isso, permitir que a população viva mais de perto as decisões políticas da nossa cidade. Esse é um trabalho educativo para preparar melhor o cidadão”, explica Salésio.

Caiu

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central atualizou a taxa Selic, taxa básica de juros, em 0,5 ponto percentual, passando de 13,25% para 12,75% ao ano. A decisão dessa quarta-feira foi unânime e marcou o segundo corte seguido. Com isso, esse é o valor mais baixo da Selic dos últimos 16 meses. Segundo o BC, a redução é compatível com a estratégia de convergência da inflação para o centro da meta, além de assegurar a estabilidade de preços. O lado bom é que essa redução, ainda que pequena, acaba servindo para impulsionar a nossa economia e dar expectativa de dias melhores no futuro.

Fiscalizando

A Comissão de Obras e Serviços Públicos da Câmara de Vereadores de Criciúma vistoriou nesta quarta-feira as salas da escola Jose Cesário, no bairro Nossa Senhora da Salete. A escola registrou um incidente na última semana quando o reboco se desprendeu do teto, ferindo levemente alguns alunos. Segundo o vereador Obadias Benones, o reboco será substituído em todas as salas para evitar novos problemas. Ele também ressaltou que a comissão irá fiscalizar e vistoriar todas as demais escolas da rede. Ontem, o governo de Criciúma anunciou que pretende interditar o local a partir desta sexta-feira. A medida deve acelerar as obras e devolver a segurança aos estudantes.

Segurança

Entre as ações, está o compartilhamento de informações da Celesc para que as forças de segurança conheçam melhor o comportamento dessas quadrilhas, atuando na prevenção e na raiz do problema, que é o esquema de compra e venda ilegal desses materiais. Segundo o diretor de Distribuição da Celesc, Cláudio Varella, a companhia tem condições de informar as regiões e horários de maior incidência, entre outros dados, e isso ajudará as forças de segurança a construir a melhor estratégia de ação.