Crise no transporte

Empresários do transporte coletivo de Santa Catarina aguardam para essa semana uma posição do governador Carlos Moisés sobre a volta dos ônibus em todo o Estado. Com a frota na garagem há mais de dois meses, as empresas estão no limite e se não houver mudanças as demissões serão inevitáveis. “Esperávamos que esse cenário mudasse no fim de semana, mas não houve evolução. Agora começamos a semana na expectativa. Se não houver mudança nesta semana as empresas também serão obrigadas a readequar sua realidade. As demissões serão inevitáveis”, explica Everton Trento, presidente da Associação Criciumense de Transporte Urbano, a ACTU.

Boa safra

Os primeiros dias da temporada 2020 da Safra da Tainha tem sido promissores para os pescadores artesanais no Sul do Estado. Com o clima colaborando, os primeiros bons lanços já foram retirados do mar e aposta é que essa possa ser a melhor safra dos últimos anos. “Ao contrário do que aconteceu no ano passado, quando a tainha chegou já no final da temporada, este ano os cardumes já estão encostando. Temos até o fim de julho para fazer a captura e ao que tudo indica vamos ter a melhor temporada dos últimos anos. É o clima continuar colaborando”, explica João Piccolo, presidente da Colônia de Pesca Z-33.

Organizando

Na entrevista que fiz ontem na Massa FM com o vereador João Piccolo, claro, também falamos de política. Fez questão de lembrar que o PT vem se articulando para participar do processo eleitoral deste ano. O PP, admitiu ele, pode ser um dos parceiros para compor uma coligação para a majoritária. “O PT foi fundamental para que o Rincão chegasse onde está hoje. Toda a implantação do município se deu por conta do PT. Criamos as diretrizes e preparamos a cidade. Estamos prontos para voltar ao executivo e colocar o município em um patamar cada vez melhor”.

Os salários

Observatório Social de Içara encaminhou proposta para que o Executivo e o Legislativo da cidade reduzam seus salários durante o período de pandemia. A ideia é fazer com que sobre mais dinheiro para investir no combate ao coronavírus. “Algo temporário. Quando a pandemia acabar, volta-se ao normal”, justifica Cleber Marques. Não conversei com o prefeito Murialdo sobre a proposta, mas já tenho dele um parecer sobre a posição. Parecer externado por ele em reunião da Amrec. Entendimento é que esse tipo de ação tem mais efeito de jogar para a torcida, mas que na prática resolve pouco e ainda deixa a impressão de que todos os problemas estão sentados sobre os salários dos políticos.

Bela sacada

CDL de Içara segue trabalhando forte para tentar voltar a vender perto do que foi registrado no ano passado e superar a crise gerada pela pandemia. No Dia das Mães rolou presente para as mamães e agora no Dia dos Namorados vai ter outra vez. Os apaixonados vão ganhar cestas de café da manhã. Presente bacana, para atrair os clientes e tentar espantar o desânimo. Vamos torcer para dar certo.

O esforço do São Donato

Crise provocada pelo novo coronavírus mudou bastante os planos no São Donato. Meta era terminar o ano no azul, com crescimento e como novos serviços funcionando. Alguns projetos vão andar, mas o Hospital tem sofrido com a alta de custos. “Só nos EPIs, que estão extremamente mais caros, já tivemos um acrescimento considerável”, explicou ontem na Massa FM o diretor Júlio de Lucca. Mesmo com as dificuldades impostas à saúde e ao caixa dos hospitais, em especial os filantrópicos, é preciso lembrar que o São Donato faz um belo trabalho e tem colaborado bastante com a manutenção da saúde dos içarenses neste momento.