Na disputa

Um dos principais homens de confiança do prefeito Clésio Salvaro, o secretário de fazenda Wagner Espíndola deve ir para as urnas pela primeira vez na eleição do ano que vem. Vaguinho sempre mostrou muita desenvoltura nos bastidores, onde sempre atuou. Nos últimos anos, ele acabou se especializando em projetos e tem sido fundamental para atração de recursos para a cidade. Foi o primeiro a seguir o prefeito Clésio Salvaro no PSD e já chegou a ser citado como possível nome para a majoritária. Vaguinho, no entanto, trabalha firme no projeto para disputar uma vaga no legislativo. Ele confirmou essa condição ontem em entrevista à Massa FM. “Sempre estive nos bastidores, mas chega um momento que a gente precisa colocar o nome à disposição. Entendo que tenho experiência e que posso seguir contribuindo com a cidade. Por isso, estou trabalhando neste projeto para buscar uma vaga na Câmara no ano que vem”.

Eletivas

Santa Catarina já realizou mais de 80 mil cirurgias eletivas em 2023. Os números são resultado da estratégia do governo do estado de redução das filas por meio do Programa Estadual de Cirurgias. O número de procedimentos feitos neste ano supera os realizados no mesmo período de 2019, antes da pandemia. De acordo com a secretária de estado da Saúde, Carmen Zanotto, a ampliação dos prestadores de serviço e o empenho dos profissionais de saúde têm permitido reduzir a fila e dar mais qualidade de vida às pessoas.

Sem alvará

Empresários de Criciúma serão beneficiados em breve com a isenção da taxa de alvará. A lei, encaminhada à Câmara de Vereadores, deve beneficiar mais de 4,2 mil micro e pequenas empresas. Segundo o secretário de finanças Vagner Espíndola, a proposta deve ser sancionada ainda este mês. Em entrevista à Massa FM, ele explicou que o projeto vai incentivar a vinda de novos empreendedores e também vai impulsionar a geração de empregos e a economia da cidade.

Grande evento

Histórias, troca de experiências, conteúdo, estratégias, tendências e desafios fizeram parte da sequência de palestras e painéis do Compol edição Sul. O Congresso de Comunicação e Política, que reuniu nesta quarta (13) e quinta-feira (14) mais de 200 profissionais e candidatos à eleição de 2024, trouxe discussões sobre a gestão de comunicação nos poderes legislativo e executivo, possíveis crises durante mandatos e campanhas, e estratégias e ferramentas para o período eleitoral. O evento, que alcançou um nível de excelência no segmento de comunicação e política, já tem projeção para 2024, levando também em consideração que o ano será dedicado às eleições. “Nesses dois dias de Compol celebramos a competência e boas práticas no campo da comunicação política e institucional. Nossos palestrantes compartilharam insights valiosos e visões perspicazes que nos desafiaram e inspiraram. Saímos daqui mais informados e mais conectados”.

Aprovada

O plenário da Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira o texto-base da minirreforma eleitoral que altera regras de prestação de contas, candidaturas femininas, federações partidárias e propaganda eleitoral, entre outros pontos. Foram 367 votos favoráveis e 86 contrários. Os destaques que podem mudar trechos da proposta estão sendo analisados nesta quinta-feira.

Legislativo sim

A vereadora Giovana Mondardo segue com seu foco muito seguro. Por mais que alguns a cogitem como possível candidata às majoritárias, ela pretende garantir mais um mandato e se consolidar como uma das novas grandes lideranças políticas de Criciúma. Mondardo saiu extremamente fortalecida do processo eleitoral do ano passado e tem previsão para assumir espaço em Brasília no ano que vem. Ela tem uma estratégia bem planejada e foca em passos sólidos, um de cada vez.

Empolgado

Vereador Paulo Ferrarezi, nome do MDB ao governo de Criciúma, não esconde a empolgação com os primeiros movimentos de seu partido e de lideranças em seu nome. “Estamos trabalhando para consolidar nossa posição e lá na frente, na hora certa, vamos tratar de alianças. Estou muito confiante e motivado”.

Trabalhando

Quem também segue trabalhando forte e com foco em 2024 é Alex Michels. Ele tem garantido que não abre mão de sua candidatura e vai em busca do governo. Ele segue se dedicando às conversas com a população na formatação de seu plano de governo. Articulações político-partidárias são assunto para 2024.