Trabalhadores da indústria entram no grupo prioritário

22

Içara inicia vacinação em três locais com livre demanda, enquanto durarem as doses

Içara, Criciúma e Região

Os trabalhadores da indústria de todos os municípios já começaram a ser vacinados contra a Covid-19, após liberação deste grupo prioritário conforme deliberado na reunião da Comissão de Intergestores Bipartite (CIB). Os trabalhadores industriais deverão apresentar – além de documento com foto, CPF ou Cartão SUS e comprovante de residência -, carteira de trabalho ou crachá funcional, ou contracheque com documento de identidade, além de declaração da empresa com indicação de CNAE e de sua descrição.

Ontem (6), em Içara, já se iniciou a vacinação deste grupo prioritário. No primeiro momento serão imunizados a faixa etária entre 18 a 39 anos com 660 doses disponíveis. A vacinação será por livre demanda, enquanto durarem as doses e no horário exclusivo e especial, das 16h às 20h. Três locais recebem a vacinação: sede da Vigilância Epidemiológica e nas Unidades Básicas de Saúde dos bairros Aurora e Nossa Senhora De Fátima.

Içara recebeu na segunda-feira 2,2 mil doses que foram distribuídas nas 19 Unidades Básicas de Saúde. Conforme a Nota Técnica Nº 032 GEDIM/DIVE/SUV/SES, publicada em 4 de julho de 2021, seguindo o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação, 30% dos imunizantes serão destinados para a vacinação dos trabalhadores industriais e os outros 70% para a continuidade da vacinação a partir dos 40 anos.

Este é o último grupo prioritário para a imunização no Estado. “Hoje temos muitos trabalhadores da indústria em Içara, sabemos que o número não será suficiente neste primeiro momento. Caso sejam aplicadas todas as doses no primeiro dia, o segundo dia será cancelado, até chegada das novas doses”, lembra o secretário de saúde do município, Sandro Ressler.

Outros municípios

Em Nova Veneza, a vacinação dos trabalhadores da indústria inicia hoje (7). O município recebeu 588 doses dos imunizantes para este grupo. A última remessa de doses também será dada nos grupos prioritários e população acima de 43 anos.

Já em Criciúma, foi definida uma logística diferente para os trabalhadores da indústria. Este grupo será imunizado aos sábados, iniciando neste próximo (10), em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) por região. Neste primeiro momento, serão os profissionais entre 30 e 39 anos residentes em Criciúma. O município terá 2,5 mil doses destinadas para este grupo.

“Optamos por realizar a vacinação dos trabalhadores da indústria todos os sábados. Recebemos um novo quantitativo de 8.300 doses, separamos 30% dos imunizantes, ou seja, 2,5 mil para os profissionais da indústria. No momento, vamos iniciar com 30 a 39 anos, mas conforme vamos recebendo novas remessas, vamos diminuir a idade”, explicou o secretário municipal de Saúde, Acélio Casagrande.

Neste próximo sábado (10), a vacinação no salão paroquial da Santa Bárbara será transferida para o Paço Municipal Marcos Rovaris. O motivo da mudança é porque o salão será utilizado pela igreja.