Nas últimas semanas, a administração municipal oportunizou 658 procedimentos tomográficos

Içara

Está zerada a fila de espera pelo exame de tomografia em Içara. Na manhã de ontem (13), a administração municipal, por meio da Secretaria de Saúde, autorizou mais 150 procedimentos, totalizando 658 apenas nas últimas semanas.

Conforme a prefeita Dalvania Cardoso, haviam pacientes que já aguardavam há três anos na fila. “É um exame fundamental para o diagnóstico de diversos problemas de saúde. Hoje, a tomografia e a biópsia não têm mais pessoas aguardando pela realização do exame graças ao Zera Fila, que implementamos em 2021 para colocar fim a essa angustiante espera”, destaca.

O Zera Fila abrange outros tipos de procedimentos, como ressonância magnética, ecodoppler, endoscopia, cateterismo e cintilografia. Os pacientes já saem do Paço Municipal Ângelo Lodetti com locais e datas definidos, criando uma rota única. A iniciativa conta com investimentos de recursos próprios da Administração Municipal e de emendas parlamentares. Desde 2021, aproximadamente 13 mil pessoas já foram beneficiadas.

“Manter as filas de espera zeradas é um desafio, mas é possível com planejamento, organização e investimento em recursos. Assumimos esse compromisso desde o início, para garantirmos o acesso oportuno e equitativo a cuidados de saúde de qualidade para toda a população”, pontua Sandro Ressler, secretário de Saúde de Içara.