Morador de Sangão estava internado em Içara desde o dia 17 de abril

Içara e região

Jefferson da Silva Zago, de 47 anos, permaneceu 38 dias internado em Içara após ser diagnosticado com a Covid-19. Depois de ficar na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) por 27 dias, e em seguida mais 11 na clínica, o morador de Sangão deixou o Hospital São Donato na tarde de ontem (25) abaixo de aplausos emocionados dos profissionais de saúde.

Ele chegou a comemorar o aniversário quando ainda estava no leito da UTI, recebendo do hospital uma simplória celebração para marcar a data. “Da faxineira até o médico, agradeço a todos pelas palavras de carinho e afeto. Eu não esperava isso de tanta gente que não me conhecia. Sou muito grato a todos. Agradeço a minha vida a Deus e a eles”, aponta o paciente, agora recuperado do novo coronavírus.

Para Jefferson, esse é o início de uma nova etapa de sua história junto aos amigos e principalmente a família. “Vou embora renovado, com outras expectativas de vida, mais seguro e com menos ambição”, relata.

O Hospital São Donato agora segue com três leitos ocupados para o tratamento ou suspeita da doença, sendo todos da clínica. Confirmada com a Covid-19, está uma mulher de 63 anos, moradora de Içara. Já sob suspeita, um homem, de 74 anos, de Balneário Rincão, e um criciumense, de 43, aguardam os resultados dos exames.

Boletim informativo

Na atualização do boletim diário de ontem (25), Içara permanece com os mesmos registros de casos do dia anterior. São 32 positivos, 20 curados, 10 pacientes que realizam tratamento domiciliar e dois em leitos hospitalares. O número de suspeitos foi de nove para oito. Entretanto, o registro de pacientes monitorados aumentou para 94.

Casos aumentam na região

No boletim atualizado de Morro da Fumaça, mais dois casos de coronavírus foram confirmados. Trata-se de duas mulheres, uma de 23 e a outra com 43 anos de idade. O município agora registra 11 casos positivos da doença, sendo que sete destes já foram curados. Os outros quatro seguem em tratamento domiciliar.

Em Urussanga, o número de casos positivos subiu para 30, um aumento de quatro casos em relação ao dia anterior. Sete moradores estão com suspeita da doença e aguardam os resultados do exame. Apesar disso, mais três pessoas também foram curadas da Covid-19, restando agora 10 pacientes ainda infectados.

No estado, 109 óbitos

Em Santa Catarina, há 6.875 casos confirmados de Covid-19, sendo que 4.074 se recuperaram e 2.692 estão em acompanhamento. O número foi divulgado pelo Governo do Estado ontem (25). O coronavírus já causou 109 óbitos no estado desde o início da pandemia. Com isso, a taxa de letalidade é de 1,59%, uma das menores do país.

Os óbitos mais recentes são de quatro homens, moradores de Chapecó (37 anos), Itaiópolis (66), Xaxim (85) e Criciúma (72). Apenas este último não tinha registro de comorbidades, mas fazia parte de grupo de risco por ser idoso (leia abaixo).