Reunião foi realizada ontem e sacramentou a decisão de disputar a prefeitura do município com Alex Michels e Anselmo Freitas

Içara

Uma reunião realizada ontem à tarde sacramentou o destino do PSD de Içara, que sai da administração municipal e segue com chapa pura para disputar a prefeitura do município com Alex Michels, tendo Ancelmo Freitas de vice.

O partido encaminhou uma nota no fim da tarde para divulgar a decisão. A nota traz palavras entre aspas como declarações dos envolvidos e segue abaixo na íntegra:

“Nesta segunda-feira, 4 de maio, o Partido Social Democrático (PSD) de Içara, decidiu defender um projeto de cidade diferente do que está sendo proposto pelas forças políticas tradicionais.

É importante ressaltar os avanços do município durante a administração atual de Murialdo e Sandro, com a participação da sociedade civil organizada e, por isso, fazemos parte desse projeto. A cidade está focada em gerar empregos e melhorar a vida das pessoas. Foram oito anos de progresso e não se pode voltar a discutir se Içara é vermelha ou azul, isso é muito pouco para quem está chegando a segunda economia do sul.

Com responsabilidade e entendendo que, após atravessar essa pandemia a crise econômica vai voltar a nos assolar forte, não se pode deixar Içara ser novamente dividida.

O PSD vai buscar a união de todos que não querem ver uma cidade de volta a política tradicional, independentemente de partido político, e se construirá um projeto de cidade e não de poder. “Fiquei muito honrado com a decisão do amigo Anselmo Freitas em se licenciar da função de secretário geral da Cooperaliança para ser meu vice, se for o melhor”, colocou o pré-candidato à prefeito, Alex Michels. Ainda segundo ele, como Freitas vem da iniciativa privada para dar sua contribuição, irão buscar outras pessoas para colaborar também.

Segundo Anselmo Freitas, a licença do cargo na cooperativa de Içara deve acontecer ainda nesta semana. “Farei isso para ficar apto à ser vice do Alex Michels, se for o melhor. Acredito que precisamos construir um projeto não político e sim pensando em Içara. Teremos enormes desafios na gestão pública com a crise econômica que está por vir e ser mais eficientes para fazer o máximo pelas pessoas. As grandes estruturas partidárias dificultam a eficiência e só conseguiremos com um pacto pela cidade. Vou buscar trazer para essa construção toda a sociedade civil organizada que se preocupa com o futuro, independente de partido. As pessoas que entenderem assim serão bem-vindas”, finalizou Freitas.

Cabeça de chapa

A decisão de sair da coligação que administrava o município se deve por causa da vitória de Arnaldo Lodetti Jr. nas prévias do MDB na quarta-feira passada. Na leitura feita pelo PSD, Arnaldinho não abrirá mão da cabeça de chapa e este cenário não interessa a Alex Michels, que já estava decidido também a ser candidato a prefeito e não a vice.

Para o nosso colunista Anderson de Jesus, Michels disse que “o empresário Anselmo Freitas, presidente do PSD, já colocou o nome à disposição para compor como vice”, o que selou a carta de desquite com o MDB.

Sandro Serafim de vice?

Segundo informações de bastidores, a direção do PSD de Içara chegou a conversar com o vice-prefeto Sandro Serafim e fez convite para ele se filiar no partido. Em nota no site 4oito, o colunista Adelor Lessa disse que “Sandro agradeceu e repetiu o que disse ao PL na quinta-feira, e para outros partidos que o convidaram: ‘Não irei tomar nenhuma decisão por impulso; muita maturidade neste momento’”.

Mudança na gestão de Içara

Conforme disse o prefeito Murialdo Canto Gastaldon ao site Canal Içara no sábado (2), mudanças nas vagas dos partidos aliados na administração municipal só ocorreriam se o PSD saísse. “Teremos mudança no governo municipal apenas se o PSD deixar a aliança”, garantiu ao site.

O PSD compõe ainda hoje a administração municipal com a liderança da Fundação Municipal de Esportes. Atualmente não ocupa a titularidade de secretarias municipais, mas tem pendente a indicação para a Agricultura, além de Assistência Social, Habitação, Trabalho e Renda. Com o desembarque, estes cargos devem ser ocupados por outros agentes.