Palavras de Deus: Quaresma

Os filhos de Deus nesta ÉPOCA QUARESMAL, diante da Igreja e da Bíblia pensam: Quem sou eu? Estou vivendo e seguindo as Leis de Deus? Por que muitas vezes me falta a alegria? E surge a resposta! Lembramos dos nossos pais, que nos ensinavam com simplicidade: — Filho (a) será feliz se seguir as palavras de Deus… Todos os dias, ore o pai nosso que está no céu…

Nossas vidas são frutos vindos do céu, então devemos orar neste tempo de conversão, e a justiça divina se revela no comportamento de nós próprios.

A Quaresma, orienta-se exatamente nesse sentido, para nos identificarmos com Jesus Cristo, filiação divina (viver de Deus para Deus). Na Quaresma ressoa o apelo esquecido e distante, e grita alto e belo vindo dos anjos: — Não se distancie das orações bíblicas. O afastamento causa tristeza e perdição. Mil ideias maravilhosas, porém esquecidas muitas vezes são abandonadas, ambas causadas pelo afastamento de Deus. Quem tem Deus nada esquece e sabe aonde ir, enquanto viver nesta Terra.

É importante meditar sobre as práticas quaresmais: a esmola, a oração e o jejum. Jesus e seus discípulos nos deixaram histórias bíblicas, e devemos compreender, e tal dimensão não deve ser esquecida, devemos seguir… Siga o Evangelho: Quando deres esmola, não saiba a tua mão esquerda o que faz a direita, para que a tua esmola fique em segredo… Quando rezares, ore ao teu Pai em segredo… Quando jejuares, que os homens não percebam que jejuas, mas apenas o teu Pai, que está presente em segredo; e teu Pai, que vê o que está oculto, te dará a recompensa. A oração autêntica se concretizará em caridade, saciando-lhe no essencial que nunca acabará, o verdadeiro amor, outro nome da convivência perfeita. E assim a Quaresma, da distração à conversão.

O Papa Francisco dirige-nos a sua Mensagem: “Vamos superar de vez o egoísmo que desarmoniza a totalidade em que devemos viver. O cativeiro espiritual de quem vive apenas para si aprisiona a natureza. Se não vivemos como filhos de Deus, muitas vezes adotamos comportamentos destruidores do próximo e das outras criaturas – mas também de nós próprios”.

A Quaresma é sinal sacramental desta conversão. Ela chama os cristãos a encarnarem, de forma mais intensa e concreta, o mistério pascal na sua vida pessoal, familiar e social, particularmente através do jejum, da oração e da esmola.

”Vivei Sempre contente, orai sem cessar e em todas as circunstâncias, dai graças, porque esta é o vosso respeito a vontade de Deus em Jesus Cristo.”

“Deus não nos deu um espírito de timidez, mas de fortaleza, amor e sabedoria”.