Gentil fora

O ex-prefeito de Içara, Gentil da Luz, retirou nessa terça-feira sua candidatura à presidência da Cooperaliança. Segundo Gentil, a decisão foi tomada após reunião com apoiadores e está sustentada em pelo menos vários aspectos. “Primeiro porque houve orientação e pedido do prefeito do Balneário Rincão, Jairo Custódio.  Segundo, éramos candidatos porque tinha compromisso dos líderes do MDB de Içara e Rincão, apalavrado e assinado, que eu e o empresário Fábio Dellabruna seríamos sucessores do atual presidente Jorge Rodrigues, coisa que não aconteceu. Faltaram com o compromisso e palavra. Terceiro porque a chapa do candidato Dedê de Jesus fez uma chapa com líderes importantes da cidade, que acreditamos que podem contribuir com o fortalecimento cada vez mais da Cooperaliança”, afirma.

Eleição antecipada

Gentil também reconhece que a antecipação do processo eleitoral dificultaria suas articulações. “Porque com antecipação da eleição de março para janeiro ficou muito desproporcional para qualquer chapa de oposição… Opinião de líderes como vereador Marcio Toretti, Valmor Rosso, presidente da Câmara do Balneário Rincão, Mauri Viana, deputado Dóia Guglielmi e tantos outros líderes”. O ex-prefeito também aproveitou para agradecer o apoio e desejar sorte a quem vai disputar o processo. Com a decisão de Gentil, Reginaldo de Jesus segue na disputa e terá como adversária a chapa articulada pelo PSL e que tem Josimar da Silva como candidato.

Acélio na Amerc

O ex-secretário de Estado da Saúde, Acélio Casagrande, será o novo secretário executivo da Amrec. Ele resolveu aceitar o convite feito pelo prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro, que vai assumir o comando da entidade. Acélio também tinha convite para assumir o comando da Secretaria de Saúde de Içara, mas no final da tarde informou ao prefeito Murialdo a decisão de ir para a Amrec. “Amo saúde, mas vou aceitar o desafio da Amrec”, disse. Segundo Acélio, o desafio será agregar forças à entidade. “Vamos trabalhar para ajudar a região, abrir portas e permitir que a Amrec continue crescendo”.

Hora de definir

Agora o assunto é a eleição da Cooperaliança, mas ao longo dos próximos meses um novo tema vai tomar conta dos bastidores da política em Içara: a sucessão na prefeitura em 2020. E um personagem nesta história vai precisar tomar lado. Alex Michels é um dos nomes mais lembrados. É uma cara nova, que tem pregado administração austera, corte de gastos e foco empresarial na gestão pública. Já disse com todas as letras que quer ser prefeito, que não pretende ficar mais um mandato na Câmara. É hora então de definir. Será o candidato do Governo ou da oposição? Vai manter a parceria com o MDB, tendo um vice do 15, ou cogita acenar para os lados do PP? Pode parecer precipitado falar do assunto, mas é tema fundamental que interessa a todos na cidade.

Falando em Michels

Ele tem um projeto muito interessante que será implementado em parceria com a escola municipal no bairro Raichaski. Ordem é levar o empreendedorismo para a escola e incentivar na garotada pelo menos uma noção de economia doméstica. Pela proposta, a escola vai ganhar uma horta. Será de cultivo hidropônico. Toda a produção será vendida pelos estudantes. “Eles vão fazer a contabilidade, a produção, a venda, o marketing, etc. Todo o processo será deles e lá na frente vão definir onde será aplicado o recurso, o lucro deste processo. É uma maneira de incentivar o empreendedorismo e eles também vão aprender noções básicas de economia que farão diferença para a vida deles. No Raichaski será um projeto piloto, mas que pode ganhar outros colégios”, diz o vereador.

Pavimentando

Nessa quarta-feira, o prefeito Ademir Magagnin entregou a ordem de serviço à empresa que vai pavimentar o primeiro trecho da via Zeferino Euclides Furlan, na Linha Braço Cocal,  rua Leonir João Denoni, na Área Industrial II e a extensão de quase 2 quilômetros na Linha Cabral, pertencente ao município. Um investimento total de R$ 4.399,861,59 oriundo do financiamento entre o Governo Municipal e o programa Avançar Cidades, com aprovação da Câmara de Vereadores. “Estamos contemplando nosso município com importantes obras e aos poucos estruturando nossas linhas rurais, levando qualidade de vida e mais segurança aos motoristas. Além disso, essas obras potencializam ainda mais o desenvolvimento econômico de nossa cidade”, afirma Magagnin.

Apoio

Na segunda-feira, o prefeito de Cocal do Sul se reuniu com os chefes do Executivo de Criciúma e de Morro da Fumaça, para que os trechos pertencentes a esses municípios na estrada de Linha Cabral também sejam pavimentados. “A pavimentação da Linha Cabral é tão importante quanto à de Estação Cocal. Digo isso porque ela irá se tornar uma importante via de escoamento. Por isso convidamos os empresários, vereadores e moradores para compartilharem deste importante momento de avanço e para que todos juntos possamos ser fiscalizadores dessas obras”, relatou o prefeito.

Na Celesc

O governador Carlos Moisés participou na manhã dessa quarta-feira de um encontro com o novo presidente da Celesc, Cleicio Poleto Matins, e servidores da empresa, na sede da companhia, em Florianópolis. Funcionários de todas as regionais também acompanharam a reunião por videoconferência. Na oportunidade, o governador reforçou as metas de trabalho do novo Governo – entre elas, gestão técnica em todos os setores – e destacou que a contribuição da Celesc é fundamental para a execução da grande maioria das políticas públicas de Estado.