É delicioso, mas tem que saber fazer!

Chef PV Show ensina a prepara um ossobuco, macio e cheio de sabor

É delicioso, mas tem que saber fazer! Quando leio essa frase escuto até vozes de quem já me falou isso. Existem ingredientes que precisam ser lapidados, seja pelo tempo de cozimento ou então pelo tempero. O frango, por exemplo, é sem graça só, mas com algumas ervas, se torna delicioso, com um empanamento, incrivelmente crocante. Mas hoje eu quero falar de uma das minhas carnes preferidas, o ossobuco.

O ossobuco é um corte de carne retirado da perna traseira do boi ou da vitela e é um corte muito utilizado por nós, brasileiros: o músculo. No entanto, ele é retirado na transversal da fibra, acompanhado do osso, que fica no centro. Dentro desse osso está o tutano, uma gelatina deliciosa, rica em proteínas e com alto valor nutritivo.

No Brasil, muitas pessoas ainda viram a cara para ele, mas em muitos lugares do mundo, ele é considerado uma iguaria e servido tanto em cozidos como em assados na brasa.

OSSOBUCO COM POLENTA

INGREDIENTES: Usaremos 4 peças de ossobuco, 1 colher de sopa de óleo, 1 colher de sobremesa de gengibre ralado, 1 colher de chá de coentro em pó, 1 colher de chá de cominho em pó, 1 canela de pau, 3 sementes de cardamomo, 2 cebolas picadas, 3 dentes de alho amassados, 1 cenoura média ralada, 1 colher de sopa de extrato de tomate, ½ litro de água,

½ colher de chá de molho pimenta, 2 latas de tomate pelado, sal a gosto, pimenta-do-reino preta moída a gosto

INGREDIENTES DA POLENTA: Usaremos 1 litro de caldo de carne, 2 xícaras de chá de fubá, sal a gosto, 100 ml de creme de leite fresco e 50 gramas de manteiga.

MODO DE PREPARO: Em uma panela de pressão, aqueça o óleo e sele as peças de ossobuco por todos os lados, uma de cada vez. Reserve em seguida. Após selar todas as peças, retorne a carne para a panela de pressão, acrescente as especiarias, o molho de pimenta, o sal e a pimenta-do-reino preta moída a gosto. Em seguida, adicione a cebola, o alho, a cenoura e refogue até dourar. Junte o extrato de tomate e refogue por um minuto. Adicione os tomates pelados e cozinhe mexendo sem parar até desmanchar. Acrescente a água, feche a panela de pressão e deixe cozinhar por 20 minutos após começar chiar. Enquanto a carne cozinha, vamos preparar a polenta. Em uma panela grande, coloque o caldo de carne, o fubá e mexa sem parar até engrossar, o que deve levar cerca de 15 minutos. Acerte o sal e desligue o fogo. Acrescente o creme de leite e a manteiga para finalizar misturando bem. Aí basta servir a polenta com o ossobuco e aproveitar a junção dos sabores.

O ossobuco ainda pode ser feito na churrasqueira ou servido com aipim, purê e de diversas outras formas. É uma carne cheia de personalidade e de ótimo custo benefício.