Prefeitos de Pescaria Brava, Papanduva e Capivari de Baixo viram réus

12

Novo capítulo desta história teve encaminhamento ontem: as prisões deles foram todas mantidas

Da Redação

A Operação Mensageiro ganhou um novo capítulo ontem (13). A 5ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça apreciou e aceitou no dia de hoje a denúncia contra prefeitos de Pescaria Brava, Papanduva e Capivari de Baixo.

Sendo assim, os três prefeitos, Deyvison Souza (MDB), Luiz Henrique Saliba (PP) e Vicente Corrêa Costa (PSD) e pessoas do entorno, agentes públicos e funcionários de empresas de coleta de lixo envolvidos, que somam no total 20 pessoas, viraram réus. Com isso as prisões foram todas mantidas.

A operação apura suspeita de fraude em licitação, corrupção ativa e passiva, organização criminosa e lavagem de dinheiro no setor de coleta e destinação de lixo em diversas regiões do estado.

Estão sendo cumpridos também 108 mandados de busca e apreensão em 31 municípios das regiões Norte, Sul, Planalto Norte, Vale do Itapocu, Vale do Itajaí, Alto Vale do Itajaí e Serra catarinenses.  Também estão sendo bloqueados bens de 25 empresas e 11 pessoas físicas. Ao todo são 96 alvos das buscas, envolvendo órgãos públicos, residências particulares e empresas.

A operação ocorre nos seguintes municípios: Joinville, Três Barras, Mafra, Brusque, Imbituba, Campo Alegre, Pien (PR), Lages, Pescaria Brava, Canoinhas, Laguna, Imaruí, Braço do Norte, Tubarão, Capivari de Baixo, Agrolândia, Apiúna, Ibirama, Presidente Getúlio, Três Barras, Corupá, Itapoá, Barra Velha, Schroeder, Guaramirim, Papanduva, Balneário Barra do Sul, Major Vieira, Canoinhas e Bela Vista do Toldo.

As ordens judiciais foram requeridas pela Subprocuradoria-Geral de Justiça para Assuntos Jurídicos e pelo Geac do MPSC e deferidas pelo Tribunal de Justiça de Santa Catarina. Participam da operação cerca de 220 policiais civis, militares e da Polícia Rodoviária Federal (PRF), além de 23 promotores de Justiça.

Participam da operação o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), a Polícia Civil por meio das Divisões de Investigação Criminal, a Delegacia de Combate à Corrupção, e a Delegacia de Proteção da Criança, do Adolescente, da Mulher e do Idoso, além da Polícia Científica.