Material encontrado nos canos do sistema surpreende pela falta de consciência de que descarta lixo

Da Redação

Com obras para ampliar a cobertura de coleta e tratamento de esgoto em todo o Estado, a Casan reforçou em material de divulgação dicas para uso adequado da infraestrutura de coleta e tratamento.

“As boas práticas são fundamentais para evitar problemas como entupimentos e extravasamentos nas redes coletoras, situações que de forma recorrente exigem ações emergenciais dos Setores Operacionais de Esgoto”, diz o material.

Esse trabalho resulta na retirada periódica de uma grande quantidade de gordura, plásticos, panos, pedaços de tijolos, fraldas, cabelos e camisinhas, entre outros materiais inadequadamente descartados nas tubulações (veja fotos).

“O descarte de lixo traz problemas sérios para toda cidade, pois a rede não funciona de forma adequada e o esgoto acaba voltando para as casas e para as ruas”, destaca o material de divulgação.

Outro problema identificado pelas equipes é a ligação de água da chuva nos Sistemas de Esgoto, o que também compromete o seu funcionamento. Quando as redes de drenagem e de esgotamento sanitário são interligadas indevidamente, aumentam as chances de extravasamentos nas cidades (veja infográfico).

É proibido lançar água da chuva nas redes de esgoto tanto por causar problemas nas residências, o que é um transtorno para o morador, como para o funcionamento das estações de tratamento, unidades que dessa forma ficam sobrecarregadas.

Orientações

  • Não descarte lixo (plásticos, cabelos, preservativos, cotonetes etc.) no vaso sanitário, nem mesmo papel higiênico.
  • Mantenha os ralos de chuveiro, pia e tanque sempre limpos, assim material sólido não será levado para o sistema de esgoto.
  • Nunca ligue calhas e ralos que recebem água da chuva na rede de esgotos.
  • Direcione a água do tanque e da lavanderia para o sistema de esgoto, nuca para áreas a céu aberto
  • Não despeje óleo de fritura na pia, pois a gordura fica sólida quando esfria, causando obstrução da rede de coleta.
  • Não retire a tampa dos Poços de Visitas da CASAN para escoar a água da chuva. Além de ser um ato de vandalismo, prejudica o serviço público de coleta e tratamento de esgoto e também pode causar acidentes.