Debate importante

A Câmara de Vereadores de Criciúma realizou uma audiência pública na quinta-feira (24). Na pauta, o uso medicinal do canabidiol. Responsável pela pauta, o vereador Júlio Kaminski explicou durante entrevista à Massa FM que o objetivo da ação é ampliar o debate sobre o tema. Ele destaca que é importante reduzir a polêmica e permitir que pessoas que possuem essa necessidade possam ter acesso ao medicamento de maneira mais simples e barata. “É um debate importante, mostrar que esse medicamento traz benefícios para a saúde. Tivemos relatos nesta audiência. Gente que tinha até 70 ataques epiléticos por dia e que agora está com a situação controlada. Foi um primeiro passo, mas um importante passo para tornar o acesso mais rápido e mais barato”, explica Kaminski.

Falando nele

O vereador Kaminski teve seu celular clonado na tarde de sexta-feira (25). Passou o fim do dia tentando reaver o número e os contatos.

Italianidade

A pesquisadora italiana Giorgia Miazzo lançou na sexta-feira, em parceria com a Unesc, um livro que conta a história da imigração para o sul do Brasil. Em entrevista ao Microfone Aberto, Giorgia destacou que o livro ressalta os desafios enfrentados pelos imigrantes e o esforço feito por eles para que os dialetos, a gastronomia e a cultura da Itália permanecessem vivos aqui.

Suspenso

O ministro André Mendonça do STF pediu vista e interrompeu o julgamento do Supremo sobre a descriminalização do porte de drogas para uso pessoal. A sessão começou com as colocações do relator, ministro Gilmar Mendes, que ajustou o voto dado anteriormente. Gilmar Mendes falou sobre os preconceitos relacionados ao tema, mas disse que o propósito central do enfrentamento às drogas deve ser a redução de danos e riscos decorrentes do consumo.

Hora de doar

Voluntários da Casa Guido se reúnem neste fim de semana para mais um pedágio solidário. O objetivo da ação deste sábado é recuperar a sala de recreação da entidade. A estrutura foi danificada por um incêndio na semana passada. Em entrevista à Massa FM, Viviani Hofmann, responsável pelo setor de captações da entidade, disse que a meta é arrecadar pelo menos 50 mil reais.

Aguardando

O secretário de infraestrutura Tita Beloli explicou na Massa o motivo pelo qual o viaduto sobre a Via Rápida ainda não foi finalizado. Segundo ele, o estado ainda precisa repassar 2 milhões necessários para concluir o projeto. O governo Jorginho Mello, aliás, tem vários outros repasses atrasados. O prefeito Clésio Salvaro considera que o município investiu pelo menos 48 milhões para evitar que algumas obras parassem.

Desvio

Moradores e motoristas que estão usando o desvio na SC 445 contataram a Massa FM para solicitar manutenção no trecho. Informam que a condição de trafegabilidade não está boa, resultando em congestionamentos e queixas.

Inaugurado

Com o propósito de centralizar os principais serviços de saúde, a prefeitura de Criciúma inaugurou na quinta-feira (24) o Santo Agostinho Complexo de Saúde, no distrito do Rio Maina. O local, que antes abrigava o antigo hospital psiquiátrico, agora tem um novo objetivo: reunir em um só lugar equipes especializadas que anteriormente estavam distribuídas pela cidade, para melhor atender a população.