Municípios recebem mais vacinas contra a Covid-19

20

Mais de 230 mil doses da AstraZeneca, Pfizer e Coronavac foram entregues ontem

Da Redação

Os municípios catarinenses receberam ontem (10) mais 231.370 doses da vacina contra a Covid-19. São 130.500 do laboratório AstraZeneca/Fiocruz que chegaram à Santa Catarina na noite de quarta (9), 83.070 doses da Pfizer, que chegaram na segunda (7), e 17.800 da Coronavac, que estavam reservadas na Rede de Frio para garantir a aplicação da segunda dose. As vacinas AstraZeneca e Pfizer serão para a aplicação da primeira dose.

Como os compromisso do Ministério da Saúde de enviar sistematicamente doses de vacina está sendo cumprindo, as distribuições estão mais céleres para as regionais. “Toda a população catarinense acima dos 18 anos estará vacinada até o final de outubro”, confirmou ontem o secretário de Estado de Saúde, André Motta Ribeiro, perguntado sobre o calendário lançamos nesta semana.

“Com mais essas doses daremos prosseguimento à vacinação da população dos grupos prioritários e avançaremos na vacinação da população em geral, por faixa etária, sendo possível que alguns municípios iniciem um novo grupo, o de 50 a 54 anos”, assinalou o superintendente de vigilância em saúde, Eduardo Macário. No caso da região carbonífera, a faixa etária ainda é acima dos 55 (leia a outra matéria nesta página)

Pfizer para 244 municípios

Desta vez, além dos 15 municípios que já receberam vacinas da Pfizer, outros 229 também vão receber vacinas deste laboratório. Com a possibilidade de manter os imunizantes por até 31 dias em temperatura de 2 a 8 graus, de acordo com a nova recomendação da Anvisa, todos os municípios catarinenses que realizaram a capacitação do Ministério da Saúde (MS) para o manejo deste imunizante vão receber doses da Pfizer desta remessa, um total de 244 municípios.

Remessa da Janssen na próxima semana

O Ministério da Saúde informou também ontem à Santa Catarina que vai encaminhar, na próxima semana, uma remessa com 104.400 doses da vacina Janssen. Esta vacina é aplicada em apenas uma dose. A Secretaria de Saúde aguarda a confirmação de data e horário do envio desta nova remessa.