Lista é formulada pelo Ministério do Turismo, selecionando cidades em 322 regiões do Brasil

Balneário Rincão

Pelo terceiro ano consecutivo, Balneário Rincão entra no mapa do Ministério do Turismo, como cidade turística. A cidade preencheu todos os requisitos e faz parte das selecionadas de 322 regiões turísticas do Brasil. Na região carbonífera, dez cidades foram selecionadas. O Conselho Municipal de Turismo de Balneário Rincão, também foi reconhecido pelo Ministério do Turismo.

“Mais um passo importante para consolidar nossa cidade como destino turístico. Estamos melhorando a infraestrutura do município para fortalecer o turismo, atraindo turistas para o Rincão. Com o turismo forte, investidores vão investir aqui, como já vem acontecendo. Estamos no caminho certo”, comemora o prefeito Jairo Custódio.

O Mapa do Turismo reúne municípios com real vocação turística ou impactados pelo setor de viagem. O objetivo é nortear a definição de políticas públicas, incluindo a destinação de recursos do Ministério do Turismo para obras de infraestrutura e oferta de cursos de qualificação profissional, por exemplo.

Entre os benefícios do Mapa do Turismo estão a categorização dos municípios turísticos, que vai de “A” a “E”, e o Balneário Rincão está na categorização “D”. Essa classificação é um instrumento de acompanhamento do desempenho das economias turísticas locais. Além disso, ele subsidia a priorização de investimentos por programas do Ministério do Turismo, incluindo ações de infraestrutura turística, qualificação profissional e promoção dos destinos, observando características peculiares de demanda e vocação turística. O novo Mapa do Turismo está disponível para consulta no site www.mapa.turismo.gov.br.

“O Rincão vem se destacando nos últimos anos no setor turístico, fizemos várias mudanças na cidade para que ela se tornasse atrativa, não só para nós moradores, mas para o turista que vem passear. Com esse certificado, pelo terceiro ano consecutivo, estamos atraindo empresas para a cidade, ganha os moradores, a cidade e os turistas”, comemora o secretário de Turismo, Fernando Casagrande.