Gás mais caro

Consumidores de Gás Natural vão começar 2022 pagando mais caro pelo produto em Santa Catarina. O reajuste médio deve ser de 45%. O pedido já foi feito pela SC Gás e ainda precisa ser avaliado pela Aresc, a Agência Reguladora do Estado. Para a indústria, a projeção é de uma alta de 48%. “É assustador, algo inibidor do crescimento e do desenvolvimento. Estamos fazendo questionamentos à Petrobras porque não entendemos o porquê deste aumento. Em algumas empresas o gás representa 30% do custo de produção. Um aumento como este acaba impactando e fomentando a inflação”, argumenta Mário César de Aguiar, presidente da Fiesc. O gerente de suprimento de Gás da SC Gás, Marcos Totteni, esclarece que a empresa levou em conta a oscilação do mercado internacional e o modelo de contrato entre a empresa e a Petrobras. A decisão da Aresc deve ser divulgada na próxima semana e os novos valores devem ser praticados a partir de janeiro.

PL se reúne

Depois de anunciar seu apoio à candidatura de Márcio Búrigo a uma vaga na Alesc o empresário Henrique Salvaro faz nesta quinta-feira o primeiro ato público em favor do ex-prefeito. A partir das 19 horas ele recebe, na Associação do Grupo Salvaro, no bairro Vila São Jorge, os militantes do PL de Toda a região. Será um ato para confraternizar as principais lideranças, um encontro para fechar o ano do partido, mas a reunião também deve ajudar a manter a militância do 22 mobilizada com foco no processo eleitoral do ano que vem. O ato terá a presença de Jorginho Mello. O senador é o grande nome do partido no Estado e pré-candidato ao Governo de Santa Catarina.

A força dos pequenos

Dados divulgados pelo Sebrae e com base nos números do Caged mostram que os pequenos negócios seguem sendo o grande motor da geração de empregos no país. Em outubro, os pequenos foram responsáveis por 79% das vagas criadas em todo o Brasil. No acumulado do ano, 72,7% das vagas criadas entre os meses de janeiro e outubro são dos pequenos negócios. No total, foram gerados, no Brasil, 2,6 milhões de empregos, sendo que as micro e pequenas empresas são responsáveis por 1,9 milhão.

Reunião positiva

Diretor administrativo do Hospital São Donato considerou positiva a reunião realizada nesta quarta-feira em Brasília com representantes da Câmara dos Deputados. Na pauta, o projeto que estabelece piso nacional da enfermagem e reduz a carga horária. Dirigentes dos hospitais ressaltaram que não tem nada contra a categoria, mas que a mudança vai inviabilizar financeiramente os hospitais. “Não somos contra, acho que todos tem o direito de ganhar um bom salário, mas o problema é risco de inviabilizar os hospitais. O São José teria um impacto de 40 milhões ano, o São Donato quase 2 milhões. É preciso encontrar uma maneira de custear esse projeto para depois tirá-lo do papel”, ressalta de Lucca.

Cautela

Rincão tem comemorado os bons números da vacinação e os avanços na saúde do município. Avaliação é da secretária Duda Pacheco. Em entrevista à Massa FM, ela comemorou o primeiro ano à frente da pasta. “Porque avançamos em muitos aspectos e tivemos uma parceria importante da população no enfrentamento da pandemia. Termino o primeiro ano muito satisfeita com o que toda a equipe conseguiu desenvolver”. Duda lembrou que apesar do grande percentual de vacinados ainda é preciso cautela. “Porque mesmo vacinado há possibilidade de contaminação. Claro que os sintomas serão mais leves, claro que a vacina reduz os riscos, mas a pandemia não acabou então é preciso ter cautela e manter os cuidados”.

Aprovada

Ex-prefeito de Siderópolis, Hélio Cesa, o Alemão, comemorou a aprovação das suas contas do dois últimos anos de mandato. Contas foram votadas e aprovadas pelo Tribunal de Contas do Estado. Agora o processo será remetido para o Legislativo de Siderópolis que deve seguir a sugestão do TCE e votar favorável.

Sem dinheiro

Governo do Estado está recorrendo da decisão da Justiça que o obrigou a pagar o tratamento do menino Thobias. O garoto está na Holanda para fazer um tratramento que custa R$ 2,5 milhões. O dinheiro que a família tem hoje é fruto de campanha feita em toda a região. O problema é que esse valor não é suficiente. O estado alega que não tem orçamento para pagar o tratamento do garoto.

No comando

A Unesc vai assumir a gestão da Unidade Central de Saúde de Criciúma. O projeto que autoriza a parceria entre a universidade e a prefeitura foi aprovado na sessão desta terça-feira na Câmara de Criciúma. Pelo convênio, a Unesc assumirá as responsabilidades de atender a demanda de serviços, manter o imóvel e os equipamentos em bom estado de uso e conservação. Segundo o secretário Acélio Casagrande, a parceria vai beneficiar pelo menos 35 mil pessoas.