Atividades reúnem pais e alunos nas escolas estaduais

39

Presença da comunidade nas unidades ocorre após dois anos sem comemoração por conta da pandemia

Da Redação

As escolas de Santa Catarina promoveram no sábado (30), o tradicional Dia da Família na Escola, com o tema: “Educação, relações de trabalho e empatia”. Diversas atividades foram realizadas com a presença da comunidade nas unidades, após dois anos em que a comemoração não foi realizada de forma presencial por conta da pandemia.

“Momento importante por estarmos novamente juntos na escola: professores, estudantes e famílias. O sucesso da educação depende dessa parceria. E se todos estivermos caminhando na mesma direção, teremos um ensino cada vez mais qualificado. É com esses estudantes que vamos transformar Santa Catarina para que seja cada vez um lugar melhor”, destaca o secretário de Estado da Educação (SED), Vitor Balthazar.

“É muito importante essa presença da família na escola. Quando os pais participam das atividades, o aluno fica feliz e se sente valorizado. Hoje no coral, muitos pais vieram assistir e se emocionaram, choraram, e assim conhecem mais sobre o que o aluno está fazendo na escola”, conta uma diretora de escola.

A criatividade marcou as atividades realizadas nas unidades estaduais: teve gincana, jogos e recreação em família, contação de histórias, troca de livros, oficinas de tecnologia, atividades nos laboratórios de ciências, apresentações culturais, diálogos sobre Projetos de Vida e Escolha Profissional, estandes com opção de carreira, entre outras.

O evento é uma proposta do Movimento Santa Catarina pela Educação que foi transformada em lei estadual em 2016. Além das unidades escolares da rede estadual, participam as escolas municipais e a rede escolar da Fiesc (Sesi e Senai), Fecomércio (Sesc e Senac), Faesc (Senar) e Fetrancesc (Sest e Senat) de todo o estado.

Escola S de Criciúma

Diversas oficinas com foco na Educação, Relações de Trabalho e Empatia estiveram à disposição das famílias da Escola S de Criciúma na manhã de sábado. Cerca de mil pessoas, entre pais, filhos e responsáveis, foram recebidas pelos profissionais da unidade. As atividades e os espaços organizados possibilitaram a conexão entre os visitantes e proporcionaram emoções e conexões.

“O Dia da Família na Escola S de Criciúma foi vivenciado por toda a comunidade escolar de maneira muito especial. Após a pandemia, foi o primeiro evento presencial onde passaram pela unidade mais de mil pessoas, vivenciando conosco experiências relacionadas à Educação, Relações de Trabalho e Empatia”, comenta a coordenadora Pedagógica e de Qualidade Regional Sul e Litoral Sul, Fabiana Martinello Paez.

Oficinas com foco na interação entre pais e filhos, além de quizzes e apresentações culturais foram ofertadas aos alunos, pais e responsáveis. “Muitas experiências proporcionaram as famílias vivenciar os valores da nossa escola, possibilitando a conexão com outro, o trabalho cooperativo, o autoconhecimento e a empatia dentre os valores. Foi um dia marcado pela emoção, troca de energia e muita alegria”, acrescenta a coordenadora.

As ações ocorreram nas escolas municipais e estaduais de toda Santa Catarina, além da rede escolar da Fiesc (Sesi e Senai), Fecomércio (Sesc e Senac), Faesc (Senar) e Fetrancesc (Sest e Senat).