Nova secretária

A professora Elenice Alvim de Oliveira assume o comando da Secretaria de Educação de Içara. A informação foi confirmada pela prefeita Dalvania Cardoso durante entrevista esta semana à Massa FM. Ela vai substituir Rose Reynaud, que deixou a pasta na última sexta-feira. “A professora Elenice é funcionária de carreira da administração municipal e já vinha atuando como gerente pedagógica. Ela vai agora dar continuidade ao trabalho que vinha sendo desenvolvido na pasta”, argumenta. Dalvania aproveitou a entrevista para ressaltar o trabalho desenvolvido pela agora ex-secretária ao longo dos últimos dois anos. “A Rose foi um presente para Içara. Ela se doou muito. Quando ela assumiu, eu já sabia que seria por dois anos, mas ela ficou um pouco mais e sou muito grata por isso. A Rose deu muito por Içara e leva o carinho da nossa gente pelo seu empenho para a nossa educação”.

A saída

A professora Rose Reynaud é quem fez o pedido de exoneração à prefeita Dalvania Cardoso. Foi uma saída tranquila e que já era prevista. Por telefone, Rose explicou os motivos. “Eu havia acordado com a prefeita Dalvania Cardoso de ficar dois anos, mas acabei ficando um pouco mais porque haviam obras que eu gostaria de concluir e obra sempre demora um pouco mais. A rotina e as responsabilidades de secretária são puxadas e quando você faz isso aos 40 é uma coisa, mas depois dos 60 muda. Eu saio feliz, realizada e ciente de que dei minha contribuição para a educação. Chegou a hora de cuidar da minha qualidade de vida”.

Dedê no Republicanos

A disputa pelo governo de Içara no ano que vem pode ganhar mais um nome. De malas prontas para o Republicanos, o presidente da Cooperaliança, Reginaldo de Jesus, não descarta a possibilidade de disputar o executivo da cidade em 2024. A especulação veio à tona durante o fim de semana, depois que o próprio presidente postou a informação em suas redes sociais. Em uma foto em que aparece ao lado do governador, ele escreveu: “Ele é 10, aliás, nota 10. Que o não eu já tenho. Desafio eu tive vários na vida. Quem sabe? A ideia é boa e sem compromisso de vitória. Dedê Prefeito 10! Bora, porque sonhar é possível”. Nesta segunda, por telefone, ele confirmou a articulação. “Está bem encaminhado. O ex-governador Moisés tem trabalhado para articular e organizar o partido e estamos próximos de concretizar essa projeção”.

Últimos ajustes

Governo de Criciúma vai inaugurar no próximo dia 24 o novo complexo de saúde do município. Estrutura montada no antigo hospital psiquiátrico do Rio Maina vai atender pacientes de todo o município em uma série de especialidades médicas. Segundo o secretário Acélio Casagrande, a concentração dos serviços vai dar mais conforto e resolutividade para os pacientes do SUS.

Pedágio

A Casa Guido programa para o próximo sábado mais uma edição de seu pedágio solidário. Evento vai colocar voluntários ao longo de toda a manhã nos principais semáforos da cidade. Objetivo é arrecadar recursos para a manutenção dos serviços oferecidos pela instituição. Coordenadora do setor de captação de recursos da instituição, Viviani Hoffmann, explicou que, caso o fim de semana seja de tempo instável, a ação será transferida para o último sábado do mês.

Desfile

Secretaria de Educação de Criciúma já trabalha na organização do Desfile Cívico de Sete de Setembro. Programado para a Rua da Gente, o evento deve ter duração de pelo menos cinco horas e terá como temática “Criciúma, uma cidade inovadora”. Ao todo, 102 instituições desfilarão, incluindo unidades de ensino municipais, estaduais e particulares, entidades e sociedade civil organizada.

Digital

O Banco Central anunciou o nome da primeira moeda digital oficial do país. Ela se chamará Drex. Segundo o Banco Central, a solução vai propiciar um ambiente seguro e regulado para geração de novos negócios e o acesso mais democrático aos benefícios da digitalização da economia.