Amrec fará rateio e terá serviço de atendimento aeromédico

32

Prefeitos decidiram de forma unânime dividir o pagamento para ter o serviço na região Sul de Santa Catarina

Os prefeitos da Região Carbonífera, em reunião na sede da Amrec ontem à tarde, acertaram a contratação do Serviço de Atendimento e Resgate Aeromédico do Sul (Sarasul) em decisão unânime.

“Decidimos custear a contratação dos profissionais, em torno de R$ 60 mil reais, e vamos contratar esse serviço. Vai ser um rateio per capita, mas o valor é insignificante perto do resultado que vai trazer para a pessoa que precise do atendimento rápido. Alguns segundos fazem a diferença entre a vida e a morte”, afirmou o prefeito Clésio Salvaro, presidente da Amrec.

O serviço utiliza o helicóptero do Saer para o atendimento médico de emergências e o pagamento dos profissionais, no valor de R$ 60 mil, que será rateado a princípio pelos municípios da Amrec, mas pode diminuir se a Amesc e a Amurel acertarem a participação.

A população estimada atendida gira em torno de 1 milhão de pessoas, abrangendo mais de 50 municípios entre Imbituba e Passo de Torres.

A forma de repasse ainda será definida. Pode ser pelo consórcio das prefeituras, pela Amrec ou cada município faz a sua. “Os recursos estarão disponíveis a partir do dia 1º de novembro, fica a questão técnica de como será feito o pagamento, apenas”, informou Salvaro.

O serviço aéreo, que já é realizado em outras regiões do Estado, contribui no salvamento de vidas pelo tempo de resposta ao atender as vítimas.