Coluna gastronomia PV show – 03/07/2020

54

Se tiver pinhão, ótimo. Se não tiver, bom também!

Chef PV Show ensina sua receita de entrevero, perfeito para dias frios

O Entrevero é um prato típico dos estados da região sul do Brasil, principalmente das regiões serranas. É feito a base de pinhão, legumes, temperos e carnes. Em Santa Catarina, o município de Lages realiza todo o ano a Festa Nacional do Pinhão, mostrando a culinária regional e também o entrevero, uma das atrações o evento.

Em Lages, o pinhão ganha status de estrela. Para alguns, sem ele, não existe entrevero. No entanto, como o pinhão é sazonal e o entrevero é uma delícia, dá para se fazer sem a semente.

Tem quem use carne vermelha e charque, tomate, alho, cebola e cheiro verde. Podendo ser servido acompanhado de arroz branco, farofa e saladas. Já em outras versões pelas demais regiões há variações usando ingredientes como, bacon, alcatra, linguiça, cenoura, tomate, pimentão amarelo ou verde, salsa, salsão, manjerona, cebola, cebolinha, alho, sal e pimenta.

O grande barato da receita é que você pode usar as proteínas que tem a disposição e as verduras que estão em sua geladeira. Não só utilizar ingredientes fresquíssimos, como também aproveitar sobras que estão quase passando do ponto. Cozinhar é isso. É dar vida aos alimentos, explorar o seu sabor. Que tal pararmos de enrolação e irmos para a receita?

Entrevero do Chef PV Show.

Ingredientes: 200g de peito de frango, 200g de lombo suíno, 200g de calabresa, 200g de coração de frango, 200g de pinhão cozido e descascado, 1 cebola picada, 1 tomate picado, salsinha e cebolinha a gosto, 1/2 pimentão vermelho, 1/2 pimentão verde, molho shoyu, 4 alhos triturados, sal e pimenta do reino a gosto.

Modo de Preparo: Tempere o lombo suíno, o peito de frango, e o coração de frango com sal e pimenta do reino. Em uma frigideira ou panela, entre com o azeite extra virgem. Frite o bacon para que solte sua gordura e saborize os demais ingredientes. Refogue o porco, depois o frango e também o coração. Entre com a calabresa. Opte pela calabresa e o bacon defumados, eles ampliam a profundidade de sabor do prato. Abra um espaço na panela e entre com os legumes. Coloca as carnes por cima, para que os abafe e que soltem mais rapidamente seus sabores. Adicione o alho triturado ao preparo. Para finalizar, entre com o pinhão e também com molho shoyu e deixe apurar. Adicione os pães a beirada da frigideira para que aqueçam. Enquanto isso acontece adicione cascas de limão siciliano ao preparo e também algumas rodas. Sirva imediatamente para que as pessoas façam seus sanduíches. Você ainda pode cozinhar um arroz branco para acompanhar. Fica p