Com o processo de revitalização em andamento na avenida que liga o centro ao Rio Maina, atenção volta-se para a rua que os interliga

Criciúma

A Prefeitura de Criciúma está focada na revitalização da Avenida Luiz Lazzarin, que está em fase de licitação. Agora, a administração municipal também está analisando a necessidade de renovar a Rua Álvaro Catão, uma das principais vias de ligação com o Distrito do Rio Maina e municípios vizinhos.

A rótula de ligação com a Luiz Lazzarin é um dos principais pontos que precisa de intervenção. A Secretaria de Infraestrutura, Planejamento e Mobilidade Urbana está estudando a viabilidade da revitalização. O secretário da pasta, Tita Belloli, explicou: “O estudo vai analisar a viabilidade da revitalização. Ainda não tem valor definido, nem o que vai contemplar”.

A revitalização da Álvaro Catão é parte de um pacote de obras financiadas com recursos de um empréstimo de 25 milhões de dólares do Fundo Financeiro para o Desenvolvimento da Bacia do Prata (Fonplata), assim como a da Luiz Lazzarin.

A prefeitura também planeja construir uma trincheira na outra ponta da Avenida Luiz Lazzarin, para melhorar a ligação com a Rodovia José Spillere. O edital para a revitalização da avenida foi lançado no último dia 28, com custo máximo de R$ 12 milhões, após ajustes recomendados pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE). O projeto inclui nova capa asfáltica, canteiro central, ciclofaixa e faixas elevadas para segurança dos pedestres. A obra deverá ser concluída em 360 dias, com inauguração prevista para o segundo semestre de 2024.