Força para as associações

Clésio Salvaro assumiu o comando da Amrec prometendo reforçar o papel das associações de municípios. Repetiu nessa sexta-feira na Difusora o que disse no discurso de posse. “As entidades têm papel fundamental na defesa dos municípios e dos interesses de cada região. Esse caso da Casan é um exemplo. Juntos temos condições de cobrar mais investimentos, de pressionar e de facilitar a vida do cidadão. Não podemos aqui na Amrec pagar a conta do custo da Casan em outras cidades. Não podemos sair daqui para ir até Florianópolis para pegar apenas um carimbo. Isso precisa mudar e tem que mudar através das associações de municípios”, ressalta.

Rompimento é o caminho

Conversei com os prefeitos da região que têm discutido ao longo dos últimos dias o contrato com a Casan e de praticamente todos ouvi que a tendência é pelo rompimento. Os prefeitos entendem que o serviço oferecido hoje pela estatal está deixando a desejar e o custo está elevado demais. O prefeito Murialdo também foi pelo mesmo caminho. “A tendência é que isso ocorra. Principalmente porque Criciúma municipalizando seu serviço não tem como continuarmos com a Casan”, justifica.

Casan fez bem a Içara

Durante entrevista na Difusora nessa sexta, o prefeito Murialdo fez questão de lembrar, no entanto, que a Casan fez bem para Içara. “Quando optamos pela mudança tínhamos um Samae comprometido, com um financiamento de um sistema de esgoto que estava inacabado, mas já deveria começar a ser pago. Não tínhamos segurança hídrica e a Casan nos fez avançar. Hoje temos três grandes reservatórios, um sistema de esgoto funcionando e uma rede de abastecimento interligada. A decisão foi acertada e a Casan fez bem ao município”.

Encontro

Representantes dos hospitais filantrópicos do Sul do Estado se reúnem nesta segunda-feira em Criciúma. Na pauta, a dificuldade que as instituições têm enfrentado para receber recursos do Governo do Estado. Encontro está programado para a ACIC.

Preocupação

A semana terminou sem solução para duas questões fundamentais do Hospital São Donato. UTI e maternidade. A preocupação aumenta à medida que o secretário de estado da Saúde, Helton Zeferino, não assegurou uma solução para o problema. Pediu apenas um prazo de 30 dias para se manifestar.

Mais cara

A Petrobras reajustou mais uma vez o preço da gasolina nas refinarias. Já vale desde essa sexta-feira. Combustível subiu 1,5%. É o quinto reajuste do mês autorizado pela Petrobras. Só neste mês a gasolina já subiu 8,4% e no ano o aumento já passa dos 16%. Claro, nos próximos dias o aumento vai chegar ao bolso do consumidor.

Ministro

Marcos Pontes vai estar dia 13 de abril na Unesc. Vem para falar de ciência e tecnologia e deve atrair pesquisadores de todo o Estado. A confirmação do evento é resultado de um trabalho coletivo dos deputados federais Geovania de Sá, Ricardo Guidi e Daniel Freitas. Os senadores Jorginho Mello e Esperidião Amin também estão mobilizados para a realização da agenda.

Expectativa positiva

Presidente da Fiesc, Mário de Aguiar, disse nessa sexta-feira na Difusora que a confiança do empresário catarinense está em alta. Acredita que, passando as reformas em Brasília, a economia deve retomar seu rumo ainda de maneira tímida, mas com tendência de crescimento.

Boa alternativa

Prefeito Murialdo disse nessa sexta-feira que a proposta do ministro Paulo Guedes, de desvincular o orçamento, é altamente positiva. “É uma ótima iniciativa e torço para que seja aprovada. Hoje você às vezes tem recurso em caixa, tem prioridade para aquele momento, mas não pode usar porque a verba é carimbada. Essa mudança iria ajudar e muito as administrações”.