Atleta criciumense é campeão brasileiro de jiu-jitsu

13

Além da medalha de ouro, equipe de Criciúma conquistou três de bronze

Criciúma

Os atletas de jiu-jitsu da Fundação Municipal de Esportes (FME) de Criciúma participaram do maior evento do Brasil e um dos maiores do mundo, o Campeonato Brasileiro 2023, em São Paulo (SP). A competição contou com a participação de mais de 8 mil atletas. Criciúma foi representada por seis lutadores que garantiram uma medalha de ouro e três de bronze. O atleta Fernando Bonfante tornou-se campeão brasileiro na categoria Master 1 Pesado, até 94kg, após vencer cinco lutas.

A lutadora Juliana Silva garantiu o bronze na categoria Faixa Preta Adulto, até 64kg, após três lutas duríssimas. Na primeira, Juliana desbancou uma das favoritas ao título, Larissa Martins, com uma finalização “leg lock” (chave de joelho) e, na segunda luta, venceu a ex-atleta do UFC e, também, favorita ao título, Erika Almeida. Na semifinal, em uma luta eletrizante, a atleta criciumense acabou perdendo no detalhe.

“Nossos atletas pegaram lutas extremamente difíceis, mas conseguiram resultados excelentes. Poderiam ter conseguido o primeiro lugar, porém, o mais importante é ver a evolução deles, não só física e técnica, mas mental, que faz toda a diferença dentro do tatame”, mencionou o coordenador técnico da modalidade da FME de Criciúma, Patrique Bressan, que também participou da competição. Ele venceu as duas primeiras lutas e perdeu por pontos nas quartas de final. “Sempre buscamos pódio, mas como venho de lesão acaba sendo mais difícil. Acabei errando na estratégia, mas as duas lutas que fiz foram disputadas e levantaram a galera”, acrescentou o coordenador.

As demais medalhas foram conquistadas pelo lutador Eduardo Milioli, que levou bronze na categoria Faixa Preta Master 3. Ele venceu as três primeiras lutas e acabou perdendo a semifinal por apenas uma vantagem. Já o atleta Miguel Domino Keleman levou bronze na categoria Infanto-Juvenil 1, até 40.300kg. O lutador, de apenas 13 anos, venceu as duas primeiras lutas, perdendo na semifinal, conquistando mais uma medalha de bronze para Criciúma. O atleta Marlon Hilário da Fonseca também fez parte da equipe durante o Campeonato. Daqui duas semanas, os atletas embarcam para mais um evento, o Floripa Open, realizado pela Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu (CBJJ).