Os 647 pacientes cadastrados recebem mensalmente, e gratuitamente, medicamentos, seringas e lancetas no ambulatório da Farmácia Municipal.

Içara

Um levantamento da secretaria de Saúde de Içara aponta que, atualmente, o programa Hiperdia tem 647 pacientes cadastrados que recebem, mensalmente, medicamentos, seringas e lancetas de forma gratuita. O Hiperdia, segundo o secretário da Pasta, Sandro Ressler, é um programa da Estratégia de Saúde da Família para pacientes hipertensos e diabéticos.

“O programa foi criado por meio da portaria nº 371 de 4 de março de 2002 com o propósito de realizar ações de promoção, prevenção, diagnóstico, tratamento e controle dos pacientes com essas patologias. A proposta tem por objetivo cadastrar e acompanhar todos os pacientes hipertensos e diabéticos para que, através do cuidado especial, seja possível fazer o controle das doenças e garantir uma melhor qualidade de vida à população”, ressaltou Ressler.

Em Içara, os pacientes são cadastrados no sistema de informação e passam a ser acompanhados pela equipe multidisciplinar de acordo com a necessidade individual de cada um. A linha de cuidado do Hiperdia conta com atendimento médico; de enfermagem; fisioterápica; odontológica; nutricional; oftalmológica; atividade física e assistência farmacêutica.

Assistência Farmacêutica

Na Assistência Farmacêutica os pacientes cadastrados podem retirar o medicamento para o tratamento de hipertensão e diabetes nas farmácias das Unidades Básicas de Saúde. “Já os medicamentos termolábeis, como as insulinas, além dos insumos como tiras de glicemia, glicosímetros, lancetas e seringas são fornecidas no ambulatório do hiperdia, em funcionamento na Farmácia Municipal de Içara”, explica o farmacêutico Fabrício Possamai.

“O fornecimento de insulinas e insumos é realizado por uma enfermeira com o apoio de uma auxiliar de enfermagem, além do acompanhamento de farmacêuticos. Os pacientes são instruídos sobre o uso correto das insulinas, forma de aplicação, orientações sobre o rodízio dos locais de aplicações no corpo e demais situações”, detalha o secretário de Saúde de Içara.

Atualmente os pacientes estão utilizando um dos mais modernos glicosímetros disponíveis, o Accu-Chek guide me®, que proporciona maior segurança e conforto.

“Todos os munícipes podem participar do programa Hiperdia, procurando uma unidade de saúde para fazer o cadastro e, assim, ter acesso aos medicamentos. Os insulino-dependentes tem acesso às insulinas e insumos diretamente na Farmácia Municipal de Içara”, destaca Sandro Ressler.

“A saúde da população está entre as nossas prioridades. Temos o zera fila, o melhor em casa, hiperdia, entre outros programas e ações pensados, especialmente, para trazer melhor qualidade de vida aos içarenses. É o dinheiro dos impostos voltando ao cidadão”, assinalou a prefeita Dalvania Cardoso.

As unidades de saúde funcionam de segunda à sexta-feira, das 7h às 12h e das 13h às 16h, mesmo horário da Farmácia Municipal, mas esta não fecha ao meio dia. O contato também pode ser feito pelo telefone (48) 3432-6096.

Números mensais de distribuição no Hiperdia:

  • 1.500 unidades de insulinas NPH caneta;
  • 185 unidades de insulinas Regular caneta;
  • 85 unidades de insulinas NPH frasco;
  • 25 unidades de insulinas Regular frasco;
  • 25.000 unidades de tiras de glicemia;
  • 18.500 unidades de lancetas;
  • 800 unidades de seringas