Obras de revitalização da Avenida Centenário reiniciam

42

Trabalhos da administração municipal foram retomados ontem nas proximidades do Terminal Urbano Central

Criciúma

Paralisadas há quatro meses, as obras de revitalização da Avenida Centenário foram retomadas pela Prefeitura de Criciúma. Os serviços reiniciaram ontem (21), nas proximidades do Terminal Urbano Central, e avançam em direção ao bairro Próspera. Coordenados pela Secretaria Municipal de Infraestrutura, Planejamento e Mobilidade Urbana, os trabalhos receberam investimento de R$ 2.014.989,20, proveniente da administração municipal.

A via começou a ser revitalizada há oito meses pela empresa JR Construções e Terraplanagem, responsável pelos serviços. As obras iniciaram no entorno da rótula da Avenida Jorge Elias de Lucca, no bairro Nossa Senhora da Salete, e prosseguiram até as proximidades da Estação Rodoviária Prefeito Algemiro Manique Barreto, no Centro. Os trabalhos contemplaram trechos de duas faixas destinadas aos veículos e da faixa utilizada pelos ônibus do sistema integrado de transporte coletivo municipal.

“As obras na Avenida Centenário consistem na revitalização dos pontos que apresentam defeitos, irregularidades e fissuras, melhorando as condições de trafegabilidade e proporcionando mais segurança aos condutores”, explica a secretária municipal de Infraestrutura, Planejamento e Mobilidade Urbana, Kátia Smielevski. “Hoje, a empresa começou os serviços de fresagem, que é a remoção da camada do revestimento asfáltico que está comprometida. Depois, a nova capa asfáltica será colocada”, complementa.

Paralisação por conta da Covid-19

De acordo com a secretária, as melhorias na Avenida Centenário foram paralisadas por conta da pandemia de Covid-19. “Por causa do novo coronavírus, o governo municipal precisou destinar recursos para a área da saúde para fortalecer o combate à doença em Criciúma. Outro fator relevante foi a arrecadação da prefeitura, que caiu no início da pandemia, fazendo com que os investimentos fossem realocados”, destaca.

As obras de revitalização da Avenida Centenário integram o programa Avança Criciúma, lançado em setembro de 2019 pelo prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro. O programa inclui investimentos de R$ 130 milhões em obras estruturantes e ações nas áreas da saúde, mobilidade urbana, educação, esporte e cultura.