Vai começar

A obra de desassoreamento do Rio Sangão deve começar em agosto. A informação é do prefeito de Forquilhinha. Em entrevista à Massa FM, José Cláudio Gonçalves, o Neguinho, explicou que a obra tem investimento de mais de 10 milhões de reais e vai dar tranquilidade para as famílias que vivem às margens do rio. No sábado, o prefeito tem reunião com moradores do bairro Cidade Alta para explicar como o desassoreamento será executado.

Quermesse

A tradicional Festa das Etnias vai seguir em stand by em 2023. A informação é do presidente da Fundação Cultural de Criciúma. “Aquela festa tradicional, no pavilhão, com uma semana de evento, ainda vai ficar de stand by e não sabemos quando aquele modelo vai ser retomado”, adianta. Segundo Joster Favero, a celebração deste ano vai continuar no formato quermesse. “Foi o modelo adotado no ano passado, com a festa sendo realizada no entorno da Nereu Ramos. É o resgate da origem da nossa Festa das Etnias e que agradou o público”, ressalta. Ele lembra que a festa segue contando com o apoio das etnias, mas com um foco diferente. “Reforçando cada vez mais o resgate cultural, preservando as tradições dos povos que colonizaram a nossa cidade”.

Em agosto

É o prazo que a Setep deu para finalizar a obra de revitalização do Aeroporto Diomício Freitas. “Depois será necessário investimento de 3 milhões em equipamentos. Esse investimento será feito pelo estado. Em seguida vamos fazer uma parceria público-privada para a gestão”, explica o prefeito Neguinho.

Mutirão

A fila de espera para cirurgias de catarata está prestes a ser zerada para mais de 50 pacientes em Cocal do Sul. Por meio de uma parceria com o governo do estado, a prefeitura deu início aos contatos com as pessoas que serão contempladas e que farão os procedimentos cirúrgicos no mês de agosto. “Seguimos mantendo o nosso compromisso, junto ao governo do estado, em promover ações como essa para limpar as filas para cirurgias e exames; a fila para cirurgias de catarata será quase zerada”, ressalta o prefeito Fernando de Fáveri.

Saldo positivo

A direção da Cooperaliança divulgou dados que ressaltam a saúde financeira da instituição. Números de ontem mostram que a cooperativa tem 7,5 milhões em caixa. A cooperativa também conseguiu zerar a dívida de quase 25 milhões que existia no começo de 2019 e ainda realizar investimentos que eram tidos como prioritários para o futuro da entidade. Nos últimos meses, para garantir ainda mais credibilidade, foram criadas comissões que acompanham toda a movimentação da entidade. A cooperativa, aliás, deve terminar na próxima semana a obra de retirada dos postes para a obra de duplicação da SC-445.

De mudança

Não é novidade que o vereador Pedrinho Mazzuchetti deve deixar o MDB de Içara. Ele já vem sinalizando essa decisão desde o início do ano. O destino do parlamentar da Vila Nova deve ser o União Brasil. Pedrinho também já tem sinalizado apoio ao nome do vereador Itamar da Silva. Atualmente no Progressista, Itamar deve migrar para o União Brasil e disputar vaga na majoritária no ano que vem.

Falta de médicos

A falta de médicos em unidades de saúde de Criciúma foi pauta da Câmara durante a sessão desta terça-feira. Segundo o vereador Paulo Ferrarezi, muitas comunidades seguem sofrendo com a falta de profissionais. A expectativa é que a confirmação dos primeiros profissionais através do Mais Médicos possa minimizar o problema.

Encontro

O governador Jorginho Mello teve encontro com o embaixador japonês no Brasil. Durante o almoço, o chefe do executivo catarinense pediu o fim do embargo japonês à carne de frango produzida no estado. A compra foi interrompida pelo governo do país asiático depois da confirmação de um caso de gripe aviária em Maracajá.

Adiado

O concurso público de Urussanga está adiado. A prova, que seria realizada neste final de semana, ficou então suspensa, sendo que um novo edital deve ser lançado em breve, com reabertura do prazo de inscrições e solicitações de isenções. A medida foi adotada após orientação do Ministério Público para que fosse assegurada isenção da taxa de inscrição para candidatos com renda inferior a dois salários.

Endividados

A partir do dia 24 de julho, quem estiver endividado vai ter mais uma oportunidade de negociação, além do Desenrola Brasil. É o mutirão Renegocia! O objetivo é ajudar os endividados a regularizar a situação financeira junto aos credores por meio da renegociação. Fora pensão alimentícia, crédito rural e imobiliário, todas as dívidas podem ser renegociadas.