Ele trabalhava no hospital São Donato há 20 anos e era morador de Balneário Rincão

Içara e Balneário

O silêncio nos corredores do Hospital São Donato foi quebrado pelo som de lágrimas em memória ao amigo Ademir da Rocha na sexta-feira (28). A manifestação de luto fechou um ciclo de 18 dias de terapia intensiva contra a covid-19 e de 20 anos como profissional da saúde com passagem pela clínica cirúrgica, pronto-socorro e atualmente na clínica médica da instituição. O sentimento pela perda, entretanto, se estende a todos os setores devido a alegria que ele emanava, está presente em faixas nas recepções e aparece agora em demonstrações individuais com fitas pretas no peito de seus colegas.

Mika, como era conhecido, iniciou a carreira no hospital como técnico de enfermagem. Ele residia em Lagoa dos Freitas, no Balneário Rincão, em junho formou-se em Enfermagem, entretanto, no dia 11 de agosto foi internado por causa do coronavírus. O Hospital São Donato, junto com seus colaboradores, manifesta publicamente o luto e solidariedade à família. “Nossos profissionais lutaram bravamente. Mas nem sempre vencemos essa batalha. Mika deixará saudades”, finaliza a nota emitida pela instituição.

Também o Sindisaúde emitiu nota lamentado a perda do profissional. Na nota, o Sindicato dos Trabalhadores de Estabelecimentos da Saúde de Criciúma e Região (Sindisaúde) lamentou com muita tristeza o falecimento do enfermeiro Ademir Rocha. “Nosso guerreiro, o primeiro soldado representado pela base do Sindicato a frente da pandemia, perdeu a vida para o vírus na luta para ajudar a salvar outras vidas. Os colegas de trabalho e de profissão, estão bastante sensibilizados com esta despedida prematura do trabalhador”, diz a nota.

O Sindicato desejou “força e fé à família neste momento de tamanha dor e, mais uma vez, cobra ações de segurança da administração do Hospital aos seus profissionais. Quem cuida das vidas merece receber cuidados”. Na última segunda-feira, 24 de agosto, o Sindisaúde esteve no São Donato denunciando a falta de segurança e de melhores condições de trabalho dos trabalhadores, principalmente aqueles no atendimento do combate a pandemia. “Cobramos mais valorização, respeito e melhoria das condições de trabalho”.

A secretária de Saúde de Içara, Jaqueline Santos, lamentou a morte do enfermeiro. “É com muita tristeza que nos despedimos do profissional, que se colocou na linha de frente na luta contra o coronavírus”. Para ela, os profissionais da saúde ficam expostos ao vírus e por isso tem sido o diferencial neste momento, não medindo esforços para atender a todos. A saúde de Içara ainda está com um bom número de funcionários afastados em recuperação da Covid-19.

Também o secretário de Saúde de Balneário Rincão, Rogério Cardoso, lamentou a perda do enfermeiro, ainda mais por ele ser morador do município e ser bem conhecido da equipe de saúde do Rincão, por ser esposo de uma das profissionais que atuam no município. “Estamos bastante sentidos pela perda do Ademir, pois ele tinha um carinho muito grande pela profissional e era muito querido por todos”, destaca o secretário.