Frio intenso deve chegar a Santa Catarina a partir de hoje

12

Há previsão de chance de chuva congelada e neve nas áreas mais altas do Planalto Sul

Da Redação

Após os episódios de chuva e temporais que atingiram Santa Catarina no início desta semana, a Defesa Civil agora alerta para a chegada de um frio intenso no estado a partir de hoje (13). A influência de um ciclone extratropical, juntamente com a passagem de uma frente fria, pode provocar ventos fortes e tempestades, principalmente na região do Grande Oeste e áreas litorâneas (leia mais na página 11 desta edição).

Conforme o meteorologista Caio Guerra, à medida que o ciclone se afasta para o alto mar, uma massa de ar frio se instalará, resultando em sensação de frio intenso e inversão térmica. Há previsão de chance de chuva congelada e neve nas áreas mais altas do Planalto Sul na noite desta quinta-feira. Na sexta-feira, mesmo com a presença do sol em todas as regiões, as temperaturas permanecerão baixas devido à massa de ar frio.

No sábado, é esperado sol em Santa Catarina, com possibilidade de nevoeiros no Norte do estado durante a madrugada e manhã. A temperatura continuará baixa, podendo ocorrer geada nas áreas altas do Extremo Oeste ao Planalto Sul. No domingo, haverá aberturas de sol, mas com aumento de nuvens ao longo do dia devido à aproximação de uma frente fria. As temperaturas irão se elevar ao longo do dia, e os ventos soprarão de noroeste a sul, fracos a moderados.