Referência para o estado

A reitora da Unesc, Luciane Ceretta, recebeu nesta quarta-feira em Brasília o prêmio Mulheres na Ciência. A honraria concedida pela Câmara dos Deputados homenageou três pesquisadoras do país. Em entrevista à Massa FM, a reitora agradeceu o reconhecimento e destacou que o prêmio é um incentivo para que as mulheres possam cada vez mais se dedicar às pesquisas em todo o Brasil. O prêmio é a consolidação do grande momento vivido pela reitora. Hoje, a professora Ceretta é, sem dúvidas, uma das mulheres mais influentes em Santa Catarina. No campo educacional, ela integra o Conselho Federal de Educação, comanda a Acafe e, pelo segundo mandato, dirige a Unesc. Mas essa influência não se dá apenas pelos cargos que ocupa. Luciane Ceretta tem se destacado por sua imensa habilidade de gestão. Ao longo dos últimos anos, ela transformou a Unesc em uma grande referência para todo o estado. Fez a universidade crescer como nunca e se tornar hoje a grande parceira no desenvolvimento no sul de Santa Catarina.

Recomeçando

Em Içara, os trabalhos de pavimentação asfáltica na Rodovia Manoel Gregório Pacheco (Rodovia dos Trilhos) foram retomados nesta quinta-feira, dia 6. Orçada em aproximadamente R$ 18 milhões, o governo municipal ampliou a contrapartida para R$ 8 milhões, através de recursos próprios, para garantir a continuidade das obras enquanto aguarda o governo do estado depositar o restante do repasse. O anúncio foi feito pela assessoria do município um dia após o vereador Geraldo Badlissera criticar a paralisação das obras na cidade.

Tec

A prefeitura de Içara e a Fiesc, por meio do Sesi e do Senai, lançam na próxima segunda-feira, dia 10, o Içara Mais Tec, um programa de formação gratuita que visa formar profissionais para a indústria 4.0 e despertar em jovens estudantes da rede pública o interesse por carreiras mais tecnológicas. No momento em que a inovação e a tecnologia dominam a pauta, Içara não quer perder o bonde. A intenção é qualificar pelo menos 3,5 mil pessoas.

Caminhando

A Assembleia Legislativa aprovou nesta quarta-feira a Proposta de Emenda à Constituição que trata da destinação de recursos do estado para bolsas de estudo de ensino superior. A PEC foi elaborada pelo Poder Executivo para viabilizar a criação do Programa Universidade Gratuita, iniciativa prevista em outras duas propostas do governo catarinense que tramitam no Parlamento.

Segue o impasse

O secretário de infraestrutura do governo de Santa Catarina, Jerry Comper, visitou Içara nesta quinta-feira. Veio atendendo pedido dos vereadores e vai conferir de perto algumas medidas de segurança que devem ser implementadas no trecho da SC 445, que corta o bairro Vila Nova. Na pauta de Comper também o andamento da obra de duplicação da SC 445, que segue com alguns entraves. O último deles é o deslocamento de postes da SC 445. O presidente da Cooperaliança Reginaldo de Jesus já havia assumido o compromisso de executar o serviço, mas neste momento ele está impedido de realizar a obra. Ocorre que durante o período de afastamento de Dedê, a diretoria que assumiu decidiu que a retirada e recolocação dos postes não deveria ser feita. A decisão, aliás, foi colocada em ata. Dedê não tem falado sobre o assunto. Através da assessoria, a única informação é de que ele está trabalhando e que busca junto ao conselho uma solução para o impasse. Até lá, os postes vão seguir onde estão.

Com Gean

Giovani Felipe e Marcio Búrigo estiveram com Gean Loureiro. Na pauta, a “posse” de Márcio Búrigo como coordenador regional do partido. Loureiro questionou o diretor da Câmara sobre a possibilidade dele ser candidato no pleito do próximo ano em Içara. Giovani, aliás, não tem falado disso. Neste momento, tem trabalhado para confirmar a ida de Itamar da Silva para o União. Deve ser pelo novo partido que Ita vai disputar mais um mandato no Legislativo Içarense.

Na praia

O PL segue trabalhando para reforçar o partido de olho na eleição do ano que vem. George Bertan, pré-candidato do União, recebeu nesta semana Amanda Uliano. Assessora do deputado Daniel Freitas, ela foi endossar o apoio do parlamentar ao PL do Balneário.