Projeto incentiva atividades esportivas nos parques de Criciúma

93

Aulas gratuitas de boxe já acontecem no Parque dos Imigrantes e este mês devem iniciar também no Parque das Nações

O projeto Boxe dos Imigrantes, idealizado pelo professor de boxe Elbio Machado, mais conhecido como “Bio”, foi encampado pela Fundação Municipal de Esportes (FME) de Criciúma e deve ser levado a outros parques do município. O professor, que também é chefe de segurança do Parque dos Imigrantes, criou o projeto para proporcionar aula de boxe a crianças e adolescentes que frequentam o local no Rio Maina.

O Boxe dos Imigrantes tem o objetivo de incentivar a prática de esportes e proporcionar a inclusão a jovens em vulnerabilidade social. Atualmente o projeto conta com 52 alunos, dois professores voluntários e cinco instrutores. As aulas são realizadas três vezes por semana, nas segundas, quartas e sextas-feiras, a partir das 18h30.

O mesmo projeto será oferecido no Parque das Nações, já a partir do fim deste mês, e deve também ser replicado no Parque Altair Guidi, que será inaugurado em 6 de janeiro de 2020. No Parque das Nações as aulas acontecerão todas as terças e quintas-feiras, a partir das 19h30.

O professor Elbio Machado, idealizador do projeto, trabalhou durante 25 anos no sistema prisional da região e foi conselheiro tutelar no Rio Grande do Sul. Segundo ele, trabalhar nesta área fez com que ganhasse uma bagagem extensa para lhe dar com problemas sociais da comunidade. “O Parque dos Imigrantes estava sendo inaugurado e notamos que precisávamos de um trabalho social para crianças e adolescentes frequentadores”, disse o professor, acrescentando que “o boxe foi a melhor solução, uma porta de entrada para trabalhar melhor as questões sociais”.

Para quem deseja aprender boxe, é só entrar em contato com o professor Bio através do telefone (48) 9 8821-5549. O projeto é aberto ao público em geral e é totalmente gratuito.