Calor estimula a prática de atividades físicas

8

Para facilitar o processo e criar uma rotina, pessoas devem encontrar uma atividade que gostem

Içara

Tradicionalmente, à medida em que as temperaturas aumentam, cresce também a busca pelas atividades físicas, seja ao ar livre ou em academias. “Realmente há essa questão climática. No frio as pessoas não gostam muito de praticar atividades físicas, então, há esse link com o calor. Sempre nesta época do ano há um aumento da procura”, afirma o educador físico Gustavo Campos Fernandes, professor e sócio proprietário da academia Ideal Shape, de Içara.

Ainda que para algumas pessoas a prática faça parte da corrida contra o tempo por um corpo em forma para o verão, os benefícios dos exercícios físicos regulares vão muito além da questão estética. “Há diversos estudos provando que manter uma rotina de atividades físicas durante todo o ano ajuda a prevenir doenças. Além disso, vivemos uma época difícil, com aumento dos casos de ansiedade e depressão, e as atividades físicas ajudam a fazer esse controle hormonal, contribuindo ainda para o envelhecimento saudável”, aponta Gustavo.

Para facilitar o processo e criar uma rotina, ele indica que as pessoas encontrem uma atividade da qual gostem e contem com o acompanhamento de um profissional da área. “Alguém com sobrepeso, por exemplo, se decidir fazer uma corrida sem a devida orientação, pode ter uma sobrecarga nas articulações e até uma lesão. O educador físico vai fazer a orientação e adaptar as atividades conforme as características de cada um”, ressalta.

Gustavo é um defensor da musculação. “Porque se pode trabalhar cada patologia de forma isolada e individualizada. É indicada para todas as idades, desde crianças até idosos, o que vai diferenciar é a prescrição, de acordo com cada pessoa. A indicação é para fins de saúde e também estético”, pontua. Colaboração Andreia Limas, Canal Içara.