Governo de Santa Catarina já identificou que o estado tem um déficit habitacional que engloba tanto famílias sem moradia ou que vivem em condições de moradia precárias

Da Redação

O prazo para os 295 municípios catarinenses preencherem o questionário do Diagnóstico Estadual de Habitação de Interesse Social, que está sendo realizado pelo Governo de Santa Catarina por meio da Secretaria de Assistência Social, Mulher e Família, termina nesta sexta-feira (23), mas até o momento apenas 100 cidades enviaram suas respostas.

A gerente de Regularização Fundiária da SAS, Katia Freitas, explica que a participação de todos os municípios é fundamental. “Esses dados são de extrema importância para conhecermos a realidade e demanda dos municípios, por isso nesses últimos dias todo o setor de Habitação da SAS tem feito uma verdadeira força-tarefa, ligando para cada uma das cidades que ainda não responderam e reforçando esse pedido sobre o questionário”, comenta.

Atualmente o Governo de Santa Catarina já identificou que o estado tem um déficit habitacional que engloba tanto famílias sem moradia ou que vivem em condições de moradia precárias, como por exemplo, as construídas com materiais improvisados, habitações em área de risco, e até imóveis que abrigam um número excessivo de pessoas.

O questionário de habitação foi enviado a todas as cidades catarinenses no início de junho e deve ser respondido pelos gestores até essa sexta, 23. Além de números atualizados, o Governo do Estado busca saber se o déficit está na área urbana ou rural, renda das famílias, se há pessoas vivendo em áreas de risco, necessidade de reforma ou ampliação de imóveis por deterioração, falta de banheiros, instalações elétricas ou hidráulicas, entre outras situações.

A regularização fundiária também é outro tema do questionário. A intenção do estado é saber se os municípios possuem imóveis que necessitam de regularização e se as cidades já possuem alguma lei ou programa nesse sentido.

De acordo com a secretária da SAS, Maria Helena Zimmermann, questões envolvendo habitação são pedidos frequentes de prefeitos de todas as regiões do estado em reuniões na Secretaria de Assistência Social, Mulher e Família. “Mas, para que possamos avançar no assunto é fundamental a parceria dos municípios, no momento preenchendo o questionário que foi enviado”, finaliza.