Empresa deve reabrir a fábrica localizada no distrito industrial do bairro Aurora

Içara

Especializada no fornecimento de matérias-primas, produtos e soluções para o setor de construção civil e líder de mercado no segmento de coberturas, a Eternit vai reativar a unidade fabril de Içara. A empresa confirmou a intenção de reabrir a fábrica localizada no distrito industrial do bairro Aurora. “O grupo pretende voltar a operar o mais rápido possível, mas ainda não temos datas específicas”, respondeu.

“Tínhamos feito um decreto no início do ano, para a possibilidade de desapropriação daquele parque fabril que estava desativado. Seria muito interessante para o município, para fazer o pátio de máquinas lá. Quando entramos em contato com a empresa em São Paulo, fomos surpreendidos com a possibilidade de reabertura da empresa, com o novo conceito, de telhas inteligentes. Na última conversa, houve a informação de que estão sendo providenciadas as licenças para tal”, conta a prefeita Dalvania Cardoso.

Em 2010, a fábrica da Tégula Soluções para Telhado, em Içara, junto com outras quatro unidades, foi integrada pela Eternit por R$ 40 milhões. No entanto, a produção na cidade acabou encerrada há cerca de seis anos.

Telhas fotovoltaicas

Neste mês, a Eternit iniciou a comercialização das suas telhas fotovoltaicas de concreto BIG-F10. O produto Tégula Solar, uma das principais apostas em tecnologia da companhia, é inédito no mercado brasileiro e permite a transformação da luz solar em energia elétrica.

Neste primeiro momento, as telhas foram vendidas para clientes selecionados no estado de São Paulo e próximos à unidade fabril, em Atibaia. A seleção foi feita pela equipe técnica e comercial da empresa com base na capacidade inicial de produção, porém, já existe projeto para comercialização mais ampla e em volume crescente nos próximos meses.

O novo produto é parte do processo de reestruturação da empresa e está alinhado à estratégia de construção de um portfólio de produtos sustentável e inovador. “Queremos democratizar o acesso à energia elétrica originada a partir de fontes renováveis no Brasil, através de uma tecnologia revolucionária que pode gerar retornos sobre o investimento em um período de três a cinco anos”, destaca o presidente do Grupo Eternit, Luís Augusto Barbosa.

Fundada há mais de 80 anos, a Eternit é uma companhia brasileira de capital aberto e atualmente conta com cerca de 1,5 mil colaboradores e unidades de produção em seis estados (São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Goiás, Bahia e Amazonas), além de 15 mil revendedores com presença em todo o território nacional. Colaboração Andreia Limas, Canal Içara.