Pescadores lamentam início ruim da safra da tainha: “estamos desesperados”

14

Segundo a Colônia Z-33, apenas cinco toneladas do peixe foram capturadas em maio

Balneário Rincão

A temporada da tainha teve um começo ruim para os pescadores do sul do país, gerando desespero na comunidade. O objetivo inicial de capturar 200 toneladas durante a estação teve que ser drasticamente reduzido devido a um maio infrutífero. A Colônia Z-33 em Balneário Rincão, onde a pesca da tainha é a principal fonte de renda para cerca de 500 famílias, só conseguiu capturar cinco toneladas do peixe nos primeiros 29 dias da temporada.

Rogério Feliciano Cardoso, presidente da Colônia Z-33, expressou sua preocupação sobre a situação atual. “Estamos desesperados, o tempo tem que colaborar, que dê frio e mar baixo. Acredito que não vamos chegar a 100 toneladas, só se der bastante daqui para frente”, lamentou.

No último fim de semana, a captura de 1.500 quilos de tainha no Farol de Santa Marta, em Laguna, injetou algum otimismo nos pescadores da Z-33. No entanto, as previsões meteorológicas ainda são desfavoráveis. Cardoso enfatizou que o calor atual impede os peixes de migrarem para a praia para desovar.

Na temporada anterior, foram capturadas cerca de 70 toneladas de tainha entre Laguna e Passo de Torres, um aumento significativo em relação às 160 toneladas de 2021. Cardoso recordou que, mesmo em um ano ruim como o passado, conseguiu capturar 5.800 quilos nas primeiras fases da temporada. A temporada da tainha termina em 31 de julho. Colaboração Thiago Hockmüller, Portal Engeplus.