Forças da Secretaria de Segurança Pública de Santa Catarina divulgaram em entrevista coletiva os detalhes que envolveram o desaparecimento e a localização do menino de dois anos

Da Redação

As forças de segurança que integram a Secretaria de Segurança Pública de Santa Catarina (SSP) divulgaram ontem (9), em entrevista coletiva, em Florianópolis, os detalhes que envolveram o desaparecimento e a localização de um menino de dois anos, ocorrido na cidade de São José.

O secretário da Segurança Pública, Paulo Cezar Ramos de Oliveira, disse que a união de esforços e a troca de informações entre as corporações de Santa Catarina e de São Paulo foram decisivas para a localização do menino dois anos, visto pela última vez no dia 30 de abril, em São José. A criança foi localizada em São Paulo (SP), na segunda-feira, 8, está bem e em local seguro em SP.

De acordo com o delegado-geral da Polícia Civil, Ulisses Gabriel, desde que foi registrado o Boletim de Ocorrência, já foi instaurado inquérito policial e pedidas as medidas cautelares ao Poder Judiciário, que culminaram com a localização do menino, em São Paulo. Ulisses Gabriel explicou que o retorno do menino a Santa Catarina depende de uma decisão do Poder Judiciário de São Paulo, seguindo a legislação do Estatuto da Criança e do Adolescente. Neste momento a criança está sob os cuidados do Conselho Tutelar de São Paulo.

A delegada Sandra Mara Pereira, que preside o inquérito, relatou que um homem e uma mulher pegaram a criança e levaram para São Paulo. Ocorre que em função da repercussão do desaparecimento do menino, essas duas pessoas entraram em contato com o Fórum de São Paulo para tentar entregar a criança. No caminho até o Fórum, o casal foi abordado pela Polícia Militar e, ao confirmar que se tratava do menino desaparecido, a dupla foi presa.

A investigação prosseguirá para apurar a participação de outras pessoas suspeitas no crime e definir a tipificação penal.

Por parte da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) participaram da coletiva o subcomandante-geral, coronel Alessandro José Machado, e o coordenador do programa SOS Desaparecidos, capitão Leonardo Bacin. O sub-comandante salientou que é um momento de muita alegria para o Estado de Santa Catarina pela rápida ação das forças de Segurança. “A integração de trabalho foi o mais importante”, completou o coronel Machado.

A ação por parte da PMSC foi realizada pela equipe militar do SOS Desaparecidos, com apoio da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

O sub-comandante disse na coletiva que o menino foi localizado após trabalho das forças policiais de Santa Catarina e de São Paulo, além das polícias civis de Santa Catarina e de São Paulo. Os trâmites da apuração continuam sendo realizados em conjunto com o Judiciário e o Ministério Público.

A perita-geral da Polícia Científica de Santa Catarina, Andressa Boer Fronza, parabenizou o trabalho competente das forças de segurança e a condução do governador Jorginho Melo no processo de integração das instituições e das ações de combate à criminalidade, destacando ainda o reforço do secretário de Segurança Pública, Paulo Cezar Ramos. Também enalteceu a celeridade do trabalho pericial na extração dos dados de celular apreendido.

“Graças à expertise técnico-científica e ao suporte de equipamentos e softwares utilizados na Divisão de Informática Forense da Polícia Científica, assim que entregue à equipe pericial, o aparelho celular apreendido foi desbloqueado em apenas uma hora e meia. Essa agilidade garantiu à Polícia Civil informações e imagens que permitiram avanços significativos e contribuíram de forma determinante para o sucesso das investigações”, afirmou.

Sobre o SOS

O programa SOS Desaparecidos da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) foi criado no dia 18 outubro de 2012, pela portaria nº 1029. O SOS Desaparecidos trabalha em parceria com diversos órgãos da Segurança Pública como: Polícia Civil, Polícia Científica de Santa Catarina, Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícia Federal (PF), Guardas Municipais, Defesa Civil, Ministério Público estadual e federal, Conselhos Tutelares, Secretaria de Estado da Saúde, Universidades entre outros órgãos.