Parecer técnico foi entregue ao secretário estadual da Saúde. Isolamento seria medida fundamental para conter a proliferação do novo coronavírus

Florianópolis

No parecer número 008/2020, técnicos da Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina recomendaram ao secretário de Estado da Saúde, André Mota Ribeiro, uma nova quarentena no estado para diminuir a contaminação pelo novo coronavírus. Os técnicos afirmam que a situação atual de infecção pela Covid-19 é grave. “Somente na última semana, foram confirmados 10 mil casos e 110 óbitos. O número de casos nas últimas seis semanas (46.050 casos) praticamente quadruplicou se comparado às primeiras 15 semanas (11.545 casos) da epidemia”, descrevem os técnicos.

No texto do parecer, há também a preocupação com o aumento da demanda por leitos hospitalares de UTI, uma ocupação que já representa em torno de 70%. “Diante do exposto, reiteramos as recomendações já realizadas no Centro de Operações de Emergências em Saúde (Coes) de que o Estado de Santa Catarina estabeleça imediatamente medidas de restrição mais severas a fim de reduzir o número de casos ativos e consequentemente um controle mais efetivo da epidemia, evitando a saturação dos serviços de saúde”, conclui o documento.