Farmácia Municipal de Içara dá dicas de como utilizar remédios com segurança

6

Data foi lembrada em todo o Brasil na sexta-feira para gerar conscientização

Içara

O Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos (5 de maio) foi criado para alertar a população quanto os riscos à saúde causados pela automedicação. O intuito é ressaltar o papel do uso indiscriminado de medicamentos e a automedicação como principais responsáveis pelos altos índices de intoxicação por remédios. A automedicação traz riscos à saúde, pois a ingestão de substâncias de forma inadequada pode causar reações como dependência, intoxicação e até a morte.

Nesta data, a Farmácia Municipal de Içara listou algumas recomendações para prezar pela segurança durante o uso dos medicamentos. “É preciso ter orientação para não transformar o antídoto no veneno. No município de Içara, temos ações exitosas, como os atendimentos farmacêuticos realizados pelo Programa Melhor em Casa, com a supervisão direta dos farmacêuticos em todas as dispensações de medicamentos na Farmácia Municipal de Içara, garantindo segurança aos pacientes”, destaca Fabrício Possamai, coordenador da Assistência Farmacêutica da Secretaria de Saúde de Içara.

Além disso, na Farmácia Municipal funciona o ambulatório HiperDia, com o fornecimento gratuito de insulinas e insumos com orientação direta de profissionais da área da saúde. “Na dúvida sobre o uso correto dos medicamentos, sempre procure o farmacêutico”, reforça Possamai.

Os exemplos de uso irracional de medicamentos incluem o uso de muitos remédios por paciente; uso inadequado de antimicrobianos, muitas vezes em dosagem inadequada, para infecções não bacterianas; excesso de uso de injeções quando formulações orais seriam mais apropriadas; falta de prescrição de acordo com as diretrizes clínicas; automedicação inapropriada, muitas vezes com medicamentos prescritos; não aderência aos regimes de dosagem.

Mais de 600 itens à disposição dos içarenses

A Farmácia Municipal de Içara, localizada no bairro Jardim Elizabete, em anexo ao Centro de Especialidades Médicas, possui mais de 600 itens gratuitos para a população do município. Em funcionamento desde 1998, o local segue melhorando os serviços para proporcionar facilidade no atendimento aos moradores.

“A nossa lista de medicamentos é bem completa. Os atendimentos são rápidos, digitalizados, sem ocasionar filas. Todos os colaboradores são treinados visando o bem-estar dos pacientes. Também nos preocupamos em estender o horário de atendimento, das 7h às 16h, sem fechar ao meio-dia, para que ninguém fique prejudicado”, destaca a prefeita Dalvania Cardoso.