Pessoas com 18 anos ou mais poderão receber a dose a partir de hoje

Içara

Depois de mais de sete meses do começo da maior campanha de vacinação de toda história, Içara chega à faixa dos 18 anos de idade na imunização contra a Covid-19. Quando começou a campanha, em 19 de janeiro, vacinando as pessoas das idades mais altas e portadoras de comorbidades, não se sabia exatamente quando chegaríamos aos 18 anos. Até aqui, foram adotadas estratégias que respeitaram a característica de cada grupo da vacinação culminando com a instalação definitiva do Centro de Vacinação no pavilhão do Departamento de Fomento às Atividades Inclusivas (FAI).

Em Içara, considerando doses únicas e doses um e dois, já se chegou à marca de 80% da população acima de 18 anos vacinados. “É um momento importante nesse processo de vacinação. Acompanhamos todo trabalho e esforço dos profissionais que se envolveram nessa grande campanha. Mas, não terminou. Ainda temos muitas pessoas para vacinar e vamos seguir com esse trabalho firme e focado”, comentou a prefeita Dalvânia Cardoso.

“Nós acertamos na estratégia de manter a vacinação a partir dos 18 anos desde o início em que começamos a distribuir vacinas para os trabalhadores da indústria. Hoje, conseguimos avançar nas idades mais baixas por causa disso”, explicou o secretário de saúde, Sandro Ressler. “Sabemos que há pessoas com idades mais altas que ainda não procuraram para fazer a vacina. Mas, todas elas têm o direito, desde que procurem o Centro de Vacinação quando anunciarmos ter doses de vacinas”, pontuou.

Imunização das 14h às 20h

Hoje (19) e amanhã (20), pessoas com 18 anos ou mais, a última prevista pelo Plano Nacional de Vacinação até novas orientações do Ministério da Saúde, serão imunizadas das 14h às 20h. A população pode se vacinar no pavilhão do Departamento de Fomento a Atividades Inclusivas (FAI), localizado na Praça da Juventude. Há uma semana o espaço vem sendo utilizado para vacinação, aplicando assim mais de 3,3 mil doses somente neste local. O espaço foi consolidado como o Centro de Vacinação do município. Já na sexta-feira, além a vacinação no Centro de Vacinação, ocorre ainda no salão da igreja do bairro Esplanada e na unidade básica de saúde do bairro Boa Vista.

As vacinas serão aplicadas enquanto houver doses disponíveis e por ordem de chegada. Para se vacinar é preciso apresentar: CPF ou cartão do SUS, documento com foto, comprovante de endereço, devendo estar cadastrado no município, e carteira de vacinação.

A arrecadação de alimentos não perecíveis da campanha Vacina Solidária ainda está acontecendo no município. O cidadão pode levar alimentos e fazer a doação no momento da sua vacina. A campanha é uma parceria com o Grupo Catarinense de Rádios.