Bancada na mira

Uma ação que tramita em segredo de justiça pode terminar com a cassação de todos os vereadores eleitos pelo MDB de Içara. Os cinco parlamentares foram notificados ontem para que apresentem a defesa. O processo foi impetrado pelo suplente Rodrigo Gonçalves (PP) e questiona uma fraude na cota de gênero na eleição do último ano na cidade. A alegação é que teriam sido utilizadas candidaturas laranjas para atingir a cota de 30% de candidaturas femininas exigidas pela legislação.

O risco

Se a ação for julgada improcedente, nada muda; caso ela seja julgada procedente, o documento que homologa as candidaturas será anulado e junto todas as candidaturas. Com isso os votos passam a ser considerados nulos, os eleitos perdem o mandato e a Justiça Eleitoral define a recomposição das cadeiras no legislativo. A ação deve ser longa, mas já tem precedentes. Em 2019, uma ação semelhante terminou com a cassação de quatro vereadores em Sombrio. Conversei com dois vereadores do MDB. Informação é de que a defesa já está sendo preparada e que o clima é de tranquilidade.

Mais 70 mil doses de Coronavac

Estado fez ontem a distribuição de mais 70 mil doses da vacina Coronavac para os municípios. Imunizante será utilizado para aplicar a segunda dose em profissionais da saúde e idosos do grupo prioritário. Ontem a região voltou a registrar mortes por Covid-19, mas a boa notícia é que o Estado tem o menor número de casos ativos desde novembro.

Greve dos caminhoneiros

O início de semana foi marcado por uma circulação menor de caminhões. A promessa de uma greve geral, no entanto, teve uma adesão abaixo do esperado e do prometido pela categoria. Caminhoneiros pedem redução no preço do diesel, tabela com valor mínimo de frete e aposentadoria aos 25 anos de trabalho.

Equoterapia

Vereador Davi Nazário apresentou na Câmara de Içara indicação para que o município adote o uso de equoterapia para crianças portadoras do espectro autista na cidade. “É uma terapia importante para melhorar a qualidade de vida destes pacientes”, explica o parlamentar.

Vampiro

O deputado Luiz Fernando Vampiro será empossado nesta quarta-feira como novo secretário de Estado da Educação. A pose marca a entrada oficial do MDB no Governo de Carlos Moisés. Apesar dessa aproximação, o MDB não deve apoiar uma eventual tentativa de reeleição do atual governador. O partido já deixou claro que vai sim ter candidato ao governo em 2022.

Ano cascudo

Sempre otimista, o presidente da CDL de Içara, Paulo Brígido, prevê um ano mais cascudo. Estimativa foi feita durante entrevista a Massa FM. “Ainda será um ano complicado. Precisamos trabalhar em dobro e estimular o consumo para atravessar este período”. Mas apesar da previsão de um início de 2021 com cinto apertado, Paulo Brígido está otimista com a sua Liquida Içara. Evento consolidado, com mais de 200 empresas participantes, de diversos segmentos. São duas semanas inteiras de desconto real para movimentar nosso comércio”.

Abriu

Mensagem do governador Carlos Moisés abriu o ano de trabalhos na Assembleia Legislativa de Santa Catarina. Falou dos desafios, das dificuldades enfrentadas pela Pandemia, mas destacou que também foi um ano de oportunidades para Santa Catarina. Destacou a melhoria do modelo de saúde pública e destacou a melhor relação entre os dois poderes.

Ainda em alerta

Secretário Acélio Casagrande confirmou ontem que o cenário de combate a pandemia melhorou nos últimos dias com a redução do número de casos ativos e da ocupação de leitos hospitalares. Ele ressaltou, no entanto, que isso não significa que as pessoas podem descuidar dos cuidados. “Isso não pode nem passar pela cabeça. Enquanto não chegar mais vacina, enquanto não imunizarmos em massa, os cuidados devem seguir”.

A expulsão

Professor Murialdo Gastaldon falou sobre o suposto movimento interno no MDB de Içara para expulsá-lo do partido. O assunto vem sendo tratado nos bastidores. “Alguns querem é fugir da sua responsabilidade pelo vexame de ficar em 4° lugar, perdendo pra abstenção, numa eleição com três candidatos a prefeito. Foi o pior resultado da história do MDB. A derrota tem vários fatores, mas um foi principal. Foi a escolha de um candidato com rejeição altíssima. Com o dobro de sua aprovação”, disparou.

Câmara dos Deputados

Arthur Lira do PP de Alagoas foi eleito presidente da Câmara dos Deputados com ampla maioria de votos. No Senado a vitória foi de Rodrigo Pacheco, do DEM de Minas Gerais. Os dois tiveram apoio de Jair Bolsonaro.