PM de Santa Catarina está intensificando a segurança em todas as escolas no estado

Da Redação

Após o trágico acontecimento na creche Cantinho Bom Pastor, em Blumenau, que ocorreu na manhã de ontem (5), informações sem fundamento têm circulado com desinformação sobre o caso. De acordo com as Forças de Segurança, é falsa a informação de outros ataques. Após o ocorrido, que está sendo tratado pelos órgãos de segurança como um caso isolado, a Polícia Militar de Santa Catarina está intensificando a segurança em todas as escolas no estado.

Municípios do Sul catarinense se manifestaram contra esta notícia falsa, mas mesmo assim medidas foram tomadas visando a segurança nas instituições de ensino. Confira o que municípios da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec) divulgaram:

Içara

O Governo Municipal de Içara expressa sua solidariedade às famílias das crianças mortas na manhã desta terça-feira, dia 7, em uma creche de Blumenau.

Diante deste episódio lamentável, acionamos as forças de segurança instituídas no município para intensificar o trabalho preventivo em nossas unidades de ensino.

Polícia Militar, Defesa Civil Municipal e Guarda de Trânsito atuam no sentido de proteger nossos ambientes escolares.

A Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia de Içara comunica aos pais que podem buscar seus filhos nas escolas e creches, caso seja de seu interesse nesta data.

Mas, reafirma que, conforme a Polícia Civil de Santa Catarina, trata-se de um fato isolado, não gerando riscos em nosso município.

Criciúma

A Prefeitura de Criciúma, por meio da Secretaria Municipal de Educação, lamenta profundamente a tragédia ocorrida em creche, nesta quarta-feira (5), em Blumenau. O governo municipal já solicitou intensificação de rondas da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) nas proximidades de todas as unidades de ensino de Criciúma. Importante ressaltar que, com base nas informações das forças de segurança de que esse é um caso isolado, as aulas seguem mantidas e não há orientação para a retirada de estudantes das escolas.

Como medida de precaução, a SME também orienta aos profissionais de educação do município para que mantenham os portões fechados e fiquem atentos a movimentações estranhas nas proximidades das unidades escolares.

O Governo de Criciúma reafirma o compromisso de continuar oferecendo o maior nível possível de segurança nas escolas municipais e intensificará esse planejamento usufruindo de contingente humano e tecnológico.

Cocal do Sul

As aulas na rede municipal de ensino de Cocal do Sul permanecem normalmente nesta quinta-feira, dia 6, e intensifica as ações de segurança nas unidades escolares do município. A administração municipal solicitou à Polícia Militar do município que intensificasse a segurança em todas as unidades escolares de Cocal do Sul, oferecendo, através das forças competentes, maior segurança nos locais de ensino.

Todas as escolas do município são orientadas a manterem os portões fechados e, neste momento, que fiquem ainda mais atentas quaisquer movimentações nas proximidades das unidades de ensino. De acordo com as Forças de Segurança, é falsa a informação de outros ataques. Foi um caso isolado e várias informações sem fundamento têm circulado com desinformação sobre o caso.

O município informou ainda que profissionais da educação estão passando por treinamento e serão instalados botões de alerta nas escolas, para os casos de emergência.

Forquilhinha

Em virtude da tragédia que aconteceu na manhã desta quarta-feira, dia 5, o efetivo da PM também está intensificando as rondas de policiamento nas unidades escolares. 

Pensando nas crianças que são tão importantes na vida das famílias de Forquilhinha ficou compactuado com a Polícia Militar de Forquilhinha intensificar a rondas nas escolas e CEIs. O governo irá adquirir mais 100 novas câmeras para reforçar a segurança nos bairros. Também será feita uma ação emergencial revisando todos os portões eletrônicos das unidades escolares. E em parceria com a Polícia Militar será implantada a Rede de Segurança Escolar

Siderópolis

A Prefeitura de Siderópolis, por meio da Secretaria Municipal de Educação, lamenta profundamente a tragédia ocorrida em uma creche, em Blumenau, nesta quarta-feira, dia 5.

O Governo Municipal já solicitou intensificação de rondas da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), e essa ação será feita nas proximidades de todas as unidades de ensino do município, assim como em toda a região, hoje e durante os próximos dias!

Urussanga

A Secretaria Municipal de Educação de Urussanga, lamenta profundamente o ocorrido nesta quarta-feira (5), em Blumenau, onde um ataque vitimou quatro crianças em uma escola.

As Forças de Segurança de Santa Catarina já noticiaram que é FALSA a informação de novos ataques, e que o ocorrido se trata de um fato isolado. Porém, várias mensagens mentirosas e irresponsáveis têm circulado com desinformações sobre o caso.

Mesmo assim, para tranquilizar as famílias urussanguenses, a Polícia Militar estará intensificando rondas nas proximidades das Unidades de Ensino do município de Urussanga.

As aulas estão mantidas. Orientamos que os profissionais das Unidades Escolares fiquem atentos a pessoas estranhas e mantenham os portões fechados, porém não há impeditivo aos pais que desejem buscar os filhos nas escolas.

A Secretaria de Educação estará buscando melhorias na segurança das escolas junto a Administração Municipal.

Morro da Fumaça

Em virtude do grande número de pais e responsáveis preocupados com a segurança dos seus filhos, após a tragédia ocorrida em uma creche na cidade de Blumenau, o Governo Municipal, como medida protetiva, realizou a contratação de vigilância terceirizada para zelar pelos alunos da Rede Municipal de Ensino de Morro da Fumaça. Os profissionais foram contratados para estarem presentes durante a permanência dos estudantes nos locais.

O Governo Municipal também está em contato com a Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), que está intensificando as rondas nas proximidades das unidades de ensino, embora ressalte que a ocorrência foi um caso isolado. A Secretaria do Sistema de Educação reitera que sempre orienta os profissionais de educação que mantenham os portões fechados.

O Governo de Morro da Fumaça não mede esforços para manter a segurança da população fumacense, por isso, orienta que não há necessidade da retirada dos alunos dos locais de ensino, mesmo que esteja autorizando quem assim solicita. Por fim, toda a Administração Municipal lamenta profundamente a tragédia que vitimou as quatro crianças e deseja forças aos familiares.