Cenário definido

Confirmando o que havia sido antecipado ontem, o PP de Içara confirmou seu time. Encontro vai homologar o nome de Dalvânia Cardoso e Jandir Soratto. Chapa foi devidamente apresentada em um live na noite de terça-feira. “Chapa pura sim, isolada não”, ressaltou a candidata em entrevista à Massa FM. “Na última eleição senti o quando é difícil ter time limitado. Eu tinha oito candidatos a vereador e o prefeito tinha 30. Agora vamos com time completo”. Dalvânia citou a parceria com PL, DEM, PTB e Patriotas. “E aguardamos hoje a manifestação do PSL com o Agenor Bombeiro”. Segundo ela, o PP vai com a única chapa que de fato representa a renovação no processo eleitoral da cidade. A candidata afirmou que o plano de governo será apresentado nos próximos dias. “Mas o tripé terá propostas para Educação, Saúde e geração de emprego”. Com o PP apresentando seu time, o cenário fica definido em Içara e agora resta ao eleitor definir entre Alex Michels, Arnaldinho Lodetti e Dalvânia Cardoso quem é melhor para o município.

Clésio dispara

Voto contrário de cinco vereadores às contas do exercício de 2018 provocou revolta do prefeito Clésio Salvaro e ajudou a dar o tom do que deve marcar a campanha eleitoral na cidade. Nas redes sociais, Salvaro chamou os vereadores de covardes e afirmou que eles votaram contra porque não tem coragem de enfrentar o prefeito nas urnas. Salvaro não cita o nome dos vereadores, mas no vídeo postado no Instagram os nomes aparecem por escrito. A crítica é dirigida aos vereadores Júlio Colombo (PL), Julio Kaminski e Paiol (PSL), Zairo Casagrande (PDT) e Ademir Honorado (MDB). Minutos depois da postagem, Julia Zanatta foi às redes sociais e respondeu ao prefeito. Dentre outros predicados afirmou que Salvaro está ultrapassado e desconectado.

Sem Décio

PT do Balneário Rincão foi para a convenção de ontem ainda com a esperança de ter Décio Góes candidato. Ele não transferiu seu domicílio eleitoral e, tecnicamente, poderia sim ir para a disputa. Décio, no entanto, não tem essa disposição. Me disse por telefone que não é candidato. “Vou acompanhar o processo, ajudar no que for preciso, mas candidato não”. Outra opção do PT é de o vereador João Picollo. Ele defende que o partido tenha candidato, mas tem se preparado para disputa de uma nova eleição ao Legislativo. Fechei a coluna antes do fim da convenção e talvez o texto perca parte da validade, apesar de não acreditar nisso.

Chapa branca

A intenção do PT em ter candidato ao governo também perdeu força depois que o Partido Progressista, aliado da eleição passada, resolveu ir de chapa branca. “Estamos conversando, buscando uma aliança, mas não deu. Vamos de chapa branca com os candidatos apenas ao Legislativo”, explica Gustavo de Jesus, presidente do PP.

Em Içara

Enquanto isso, na vizinha Içara, Patriotas e PL fizeram suas convenções na terça-feira e endossaram o que já era especulado havia semanas. Os dois partidos vão para a disputa com Dalvânia Cardoso. Não há participação na proporcional. O apoio, segundo os líderes das duas legendas se dá pela proximidade dos ideias e pelo entendimento da necessidade de mudança. Dalvânia me disse hoje, em entrevista na Massa FM, que não há também qualquer compromisso com cargos em um eventual futuro governo.

Será usado

Já em Morro da Fumaça repercutiu muito mal a queda que a cidade teve nos resultados do Ideb. Foi o único município da Amrec em que a educação andou para trás. Prato cheio para a oposição em véspera de processo eleitoral.

Toretti fora

Segundo vereador mais votado na última eleição, Márcio Toretti anunciou ontem, em uma carta aberta encaminhada à imprensa, a sua decisão de desistir do processo eleitoral deste ano. Márcio alega a preocupação com o coronavírus e descontentamentos com algumas decisões do MDB, seu partido. Decisão de Toretti não surpreende. Nas últimas semanas ele era visto com frequência em contato com lideranças ligadas à Dalvânia Cardoso. Durante a passagem do governador Carlos Moisés por Içara, ele chegou a sugerir alguns temas a serem abordados na campanha progressista.

Educação

Secretária de Educação de Criciúma, Cristiane Uliana Freta, confirmou que o município segue ajustando seu protocolo para a retomada das atividades presenciais nas escolas. Ela lembrou no entanto que esse retorno depende da liberação da Secretaria de Estado da Saúde. “Se voltar, retornam inicialmente as turmas do 9º ano e de maneira híbrida com 50% dos alunos em sala. Além disso o retorno será opcional. Se os pais preferirem os filhos podem seguir no ensino remoto”.

Falando nisso

Içara e Criciúma comemoraram os resultados positivos do Ideb. Dados foram divulgados nesta terça-feira. Houve avanço em praticamente todas as cidades da Amrec. A única exceção foi Morro da Fumaça, onde o desempenho andou para trás.

Definido

MDB de Criciúma confirmou em convenção na terça-feira o nome do médico Anibal Dário como candidato ao Governo de Criciúma. A vice será Lisiane Tuon, do Democratas.