Morre a ex-vereadora de Criciúma Tati Teixeira

58

A ex-vereadora faleceu na madrugada de ontem no Hospital São José onde estava internada

Criciúma

A ex-vereadora de Criciúma e professora Thatianne Ferro Teixeira, a Tati Teixeira, faleceu na madrugada de ontem no Hospital São José, onde estava internada para o tratamento de câncer. Ela atinha 43 anos e deixa o marido e dois filhos.

Tati foi internada na segunda-feira da semana passada (13) com suspeita de ter sofrido um AVC isquêmico. Ela passava por tratamento após ser diagnosticada, no fim de 2022, com câncer de mama.

Tati exerceu dois mandatos na Câmara, no período de 2013 a 2016 e de 2009 a 2012. Foi presidente do Legislativo em 2014, quando criou e implantou a Escola do Legislativo Municipal na Câmara de Vereadores de Criciúma, visando oportunizar e capacitar os legisladores municipais, servidores da Câmara e a população com aprendizados. No mesmo ano assumiu interinamente a prefeitura de Criciúma.

Ela também concorreu a vagas na Câmara dos Deputados e na Assembleia Legislativa e assumiu como deputada estadual por Santa Catarina no início de 2021. Em 2022 disputou pelo Patriota uma cadeira no legislativo estadual.

Liderança política do Sul de Santa Catarina, Tati foi a mulher mais jovem eleita vereadora, em 2008, a primeira mulher reeleita à Câmara Municipal de Criciúma, em 2012, e a primeira mulher a presidir o Poder Legislativo de Criciúma, em 2014. Foi, também, a segunda mulher a assumir como chefe do Executivo de Criciúma, de forma interina, em 2014. Em 2021, assumiu, por 30 dias, uma cadeira na Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc).

Luto oficial

A Prefeitura de Criciúma decretou luto oficial de três dias, em todo território municipal, em virtude do falecimento da professora e ex-vereadora. Lideranças e entidades da região lamentam o fato. O prefeito licenciado Clésio Salvaro, a Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc), a Câmara de Vereadores, o Hospital São José se manifestaram em nota de pesar.

Todas as repartições públicas municipais de Criciúma deverão estar com as bandeiras do município hasteadas a meio-mastro durante o período de luto oficial.

Notas de pesar

Com muita tristeza, recebemos a notícia do falecimento da ex-vereadora de Criciúma, também ex-prefeita interina, Tati Teixeira. Em público, venho manifestar à família enlutada e aos amigos, o mais profundo sentimento de pesar pela passagem precoce. À distância e sem poder estar presente na última homenagem, fica aqui registrado o reconhecimento, a gratidão e o respeito a sua trajetória política. As suas ações e conquistas como profissional, mulher, mãe, líder política, trabalho incansável, seu exemplo e dedicação, contribuíram para o bem-estar dos criciumenses. Rogamos a Deus, em sua infinita sabedoria e misericórdia, que conforte o coração de todos os amigos e familiares.

Clésio Salvaro

A comunidade acadêmica da Universidade do Extremo Sul Catarinense – Unesc manifesta profundo pesar pelo falecimento de Thatianne Ferro Teixeira (Thati), colaboradora do Serviço de Apoio Multifuncional de Aprendizagem – Sama. Estendemos nossa solidariedade e afeto aos familiares e amigos da Thati, em especial ao esposo Daniel e aos filhos Vittor, acadêmico de Direito e ex-presidente do DCE, e Clara, aluna do Colégio Unesc. Registramos ainda nosso profundo respeito e admiração à trajetória política de Thati, primeira mulher a presidir o Legislativo criciumense, e sua especial defesa pela educação, saúde e direito dos idosos. Thati foi ainda Deputada Estadual e prefeita interina de Criciúma. Lamentamos profundamente a partida precoce desta mulher corajosa que lutou bravamente pelo acreditava e, sobretudo, pela vida. Thati Teixeira deixa sua marca registrada na história da cidade e da nossa Universidade onde seus filhos, Vittor e Clara, seguem suas formações acadêmicas. Estamos tristes e distantes neste momento, mas a nossa Unesc está presente e conferindo todo o apoio possível à família neste momento.

Luciane Bisognin Ceretta, reitora da Unesc e presidente da Acafe

A Câmara Municipal de Criciúma lamenta o falecimento da ex-vereadora Tati Teixeira. Tati ocupou uma cadeira no poder legislativo criciumense de 2009 a 2012 e de 2013 a 2016. No segundo mandato, em 2014, chegou a ser presidente da casa, quando criou e implantou a Escola do Legislativo Municipal para oportunizar uma maior capacitação dos vereadores e servidores, além de uma maior proximidade com o cidadão. Naquele mesmo ano, Tati assumiu interinamente a prefeitura de Criciúma. Em 2021, chegou a ocupar uma cadeira na Assembleia Legislativa de Santa Catarina. Desejamos muita força para a família e aos amigos e o descanso eterno para esta guerreira que, com muito amor e trabalho, deixou a sua marca na história da nossa cidade.

Márcio Darós, presidente interino da Câmara Municipal de Criciúma.

As Irmãs de Escolares de Nossa Senhora (IENS), direção e colaboradores do Hospital São José de Criciúma manifestam o mais profundo pesar pelo falecimento da ex-vereadora, ex-prefeita interina e ex-deputada estadual, Tati Teixeira. Atuante em Criciúma e em toda a região, Tati foi incansável, determinada e dedicada nas batalhas que lutou ao longo da vida.

Nosso reconhecimento por todo o trabalho realizado e nossa prece, solidariedade e força aos familiares, parentes e amigos. Disse-lhe Jesus: “Eu sou a ressurreição e a vida. Aquele que crê em mim, ainda que morra, viverá; e quem vive e crê em mim, não morrerá eternamente”.

João 11:25-26

Direção, Irmãs e colaboradores do HSJosé.

O presidente da Associação Empresarial de Criciúma (Acic), Valcir José Zanette, em nome de toda a diretoria e associados à entidade, lamenta profundamente o falecimento da ex-vereadora, ex-prefeita interina e ex-deputada estadual, Tati Teixeira, aos 43 anos, nesta terça-feira, 21, e presta sua solidariedade aos familiares e amigos. Liderança política do Sul de Santa Catarina, Tati foi a mulher mais jovem eleita vereadora à Câmara Municipal de Criciúma, em 2008, a primeira mulher reeleita ao Legislativo criciumense, em 2012, e a primeira mulher a presidir a Câmara Municipal de Criciúma, em 2014. Foi, também, a segunda mulher a assumir como chefe do Executivo de Criciúma, de forma interina, em 2014. Em 2021, assumiu, por 30 dias, uma cadeira na Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc). Tati atuou fortemente na defesa das causas educacionais e sociais e deixa sua marca na trajetória da cidade, contribuindo com o desenvolvimento e melhoria na qualidade de vida dos criciumenses.

Valcir José Zanette, presidente da Acic