A Escola Especial Sonho Dourado – Apae de Içara – está em festa. É que no mês de outubro a instituição completa 40 anos de serviços prestados à comunidade e, para celebrar a importante data, a equipe da unidade escolar organiza uma vasta agenda durante todo o ano.

Segundo a diretora da escola, Silvana Goularti Brunel, todas as atividades serão desenvolvidas em torno do quadragésimo aniversário da Apae. “Temos uma ampla programação. No dia 8 de junho teremos a feijoada, onde será lançada a camiseta comemorativa; também o ‘Agosto Laranja’, mês da prevenção à deficiência, será marcado pela data; assim como a Festa da Família e o 7 de setembro, onde contaremos nossa história durante o desfile cívico”, projeta.

Silvana ainda menciona que haverá comemoração interna, com alunos e a equipe, em 18 de outubro, dia do aniversário, e uma sessão solene no Legislativo, no mesmo mês. “Na sessão apresentaremos um vídeo institucional, além de algumas surpresas e homenagens”, revela.

Já a presidente da Apae, Iara Amandio Martinez, pontua que toda a diretoria também está envolvida com as comemorações. “Estamos unidos para buscarmos o maior número de informações possíveis para fazermos um grande resgate da história da associação. E eu posso afirmar que me sinto honrada em fazer parte deste momento, onde vamos poder mostrar o que foi e o que é hoje a Escola Sonho Dourado. Estamos ansiosos para que tenhamos uma bela celebração”, indica.

 

Apoio

 

Iara, que já foi diretora e hoje atua como voluntária, assinala que o apoio da sociedade é fundamental para a escola. “É importante agradecer, em nome de toda a diretoria, equipe e alunos, o apoio do poder municipal, estadual, nacional e da sociedade em geral, pois são eles que contribuem efetivamente com a manutenção da Apae”, relata. “Isso mostra que a instituição tem grande credibilidade”, acrescenta.

A Apae de Içara tem, atualmente, 210 alunos que frenquentam a escola em turnos alternados (matutino e vespertino). A associação conta com profissionais como fonoaudiólogo, fisioterapeuta, psicólogo, assistente social, terapeuta ocupacional, psiquiatra, neuropediatra, e uma enfermeira, que segundo Silvana é uma novidade importante no quadro de colaboradores. “Além disso, temos uma excelente equipe pedagógica, e as atividades artísticas e esportivas”, enumera a diretora.

 

Desafio

 

Silvana, que está na direção da escola faz três anos, pontua que é uma atividade desafiadora, mas muito gratificante. “Estava aposentada quando recebi este maravilhoso presente. Uma atividade desafiadora, mas gratificante, pois percebemos a alegria de todos. Nós recebemos mais do que doamos. Cada atividade envolve muito amor, carinho e dedicação”, declara emocionada, afirmando que existe muita harmonia no ambiente. “Porque estamos focados no mesmo objetivo: os alunos”, considera.

A diretora ainda faz um convite: “A sociedade é muito importante para nossa escola, que está de portas abertas para receber a todos. Venham nos visitar, contribuir, conhecer o trabalho realizado e até, porque não, apadrinhar um de nossos alunos”, sugere.