Em outubro, grupo embarca para a Itália. A turnê terá duração de 30 dias e passará por dez cidades

Criciúma

Após 14 anos, o Bairro da Juventude volta à Europa para levar a música de suas crianças e adolescentes ao povo italiano. O Projeto Coral Vozes de Esperança do Bairro da Juventude embarca, em outubro, para a Itália em turnê internacional de 30 dias.

O grupo formado por 30 crianças e sete profissionais visitará dez cidades no norte da Itália. Os coralistas já iniciaram os ensaios, no período noturno, no teatro localizado na instituição.

Essa será a terceira oportunidade em que o Coral fará apresentações culturais na Itália. Sendo esta a primeira vez que o Bairro da Juventude recebe apoio das empresas parceiras por meio do incentivo à Cultura do Ministério da Cultura/Governo Federal para realização de uma turnê em outro país.

O coordenador de Projetos do Bairro da Juventude, Neto Nunes, afirma que o espetáculo se fundamenta na valorização e promoção do cancioneiro infantil brasileiro. “Nós iremos apresentar um rico repertório com arranjos originais, além de canções italianas que fazem parte da memória cultural de nossa região”, detalha Nunes.

Durante o período da viagem, a delegação também contará com todo o suporte dos italianos parceiros. “O povo italiano é muito receptivo com nossa equipe. Temos uma relação de anos, e isso nos deixa bem seguro. Por várias oportunidades também já recebemos voluntários em nossa Instituição, o que contribui com nosso elo. Estamos felizes e empolgados para mais uma turnê. Podemos perceber também a alegria das crianças que sonham com a viagem e com a oportunidade de conhecer outro país”, salienta a diretora-executiva do Bairro, Sílvia Regina Luciano Zanette.

Distância não impede a generosidade

O Bairro da Juventude tem em sua história de Fundação a participação da Congregação Rogacionista que possui sua sede principal em Roma. Desde 1997, os italianos se mostram apoiadores e se envolvem com o trabalho do Bairro através da campanha Adoção a Distância, que aproxima a instituição dos padrinhos e madrinhas italianos com cartinhas confeccionadas pelos alunos da entidade. “Os italianos apadrinham nossos pequenos, e esse gesto possibilita também uma ponte de amor e investimento social na garantia de direitos das crianças e adolescentes do Bairro da Juventude”, relata a gestora da campanha, Juliana Bilessimo Meller.

Apesar da distância territorial entre os dois países, a relação de respeito entre os povos é muito forte. “Esse relacionamento é especial para os italianos e também para as crianças que se sentem felizes com o carinho dos padrinhos. Realizar essa Turnê é fazer viver e sentir a generosidade e, de forma presencial, mostrar nosso trabalho através da música que é tão forte, pujante e que contagia o dia a dia do Bairro da Juventude”, finaliza Juliana.