O futuro do PSL

A provável saída de Jair Bolsonaro do PSL, que pode se concretizar em breve, coloca em dúvida o futuro do partido em todo o país. Bolsonaro é maior que o PSL. O partido praticamente não existia antes da eleição do ano passado. O 17 cresceu da onda e no rabo do foguete recebeu filiados de todos os cantos. Alguns dispostos a aproveitar a onda e surfar na tal nova política, outros porquê de fato convergiam suas ideias com as de Bolsonaro. Estes, muito provavelmente, vão seguir o líder, os demais devem ficar pelo caminho. A dúvida dos militantes agora é saber que impacto esse barulho todo terá e o quanto ele irá impactar nas próximas eleições. Uma das possibilidades é a criação de um novo partido, que seria batizado de Conservadores. A outra é a ida dos Bolsonaristas para a UDN. Representantes do partido na região foram chamados a Brasília para encaminhamentos neste sentido. Seria o ressurgimento, com força, de uma das grandes legendas do passado político do Brasil.

Dois candidatos

MDB segue com dois nomes na disputa pela presidência do partido em Içara. Mas essa situação vai ser definida após a composição do novo diretório, o que está previsto para o dia 19. Entre os candidatos está o presidente da Câmara, Rodrigues Mendes. “Sigo no páreo. Acho que posso contribuir. Também entendo que os suplentes do diretório devem ganhar o espaço com a saída de alguns nomes desta composição. Também defendo que os novos filiados ganhem espaço no partido”, defende.

Desenvolvimento em debate

Com uma política de desenvolvimento democrático, o fortalecimento dos setores produtivos e ainda a geração de parcerias público-privadas é possível acelerar o crescimento sustentável de uma cidade. Essas matrizes já estão impactando em 32 municípios de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo e Rio Grande do Norte. Com o anseio de que a metodologia seja aplicada em breve também em Içara, uma apresentação do Programa de Desenvolvimento Local foi realizada para entidades instaladas na cidade na manhã desta terça-feira, dia 8.

No Cronograma

Uma drenagem antiga localizada no trecho entre Ipiranga e Marcos Rovaris atrasou em alguns dias o andamento da obra de revitalização da área central de Içara. “A chuva também atrapalhou, mas não acredito que ela vá comprometer o cronograma da obra”, explica o secretário Arnaldo Lodetti Junior. A meta é entregar a obra até o final de novembro. Expectativa é também de cumprir o prazo na pavimentação da Henrique Lage e para a conclusão da Procópio Lima. Já as obras das praças do Demboski e Presidente Vargas devem ser concluídas na próxima semana. “No Paço Municipal a obra deve ser inaugurada no início do próximo ano”, explica.

Leitura

Hoje é dia de abertura oficial da Feira do Livro em Criciúma. Evento segue até o dia 20 com livreiros de todo o Estado na Nereu Ramos. “Inclusive no feriado. Em Criciúma sempre foi sucesso e tenho certeza que não será diferente nesta edição. São 20 mil títulos disponíveis e alguns livros com custo de 10 reais. É uma ótima oportunidade para colocar a leitura em dia”, explica o presidente da Fundação Cultural Júlio Lopes

Cultura

O vereador Ademir José Honorato apresentou requerimento na Câmara de Vereadores cobrando, em detalhes, o orçamento da Fundação Cultural de Criciúma. “Antigamente havia aulas de violão, de balé, com professores que iam aos bairros e a FCC pagava. E agora nem isso acontece. Acho que nos últimos anos não se investiu nem 100 mil reais em cultura. Quero entender em detalhes esse orçamento para que se possa fiscalizar”.

Vai sair

Projeto do governo que prevê a implantação de um novo sistema de iluminação pública na cidade de Içara está perto de sair do papel. Edital que prevê a seleção da empresa para implantar o serviço foi aprovada pelo Tribunal de Contas e pode ser publicado ainda este mês.