Vai voltar

Nas próximas horas, o presidente Lula deve anunciar a volta gradual da cobrança dos tributos federais que incidem sobre o preço da gasolina e do etanol. Ainda não se sabe como será retomada essa cobrança, mas o aumento nos preços nas bombas é certo. A medida vai encarecer o custo de vida, elevar a inflação e dificultar o desejo do governo de baixar os juros. A justificativa que deve ser dada é que sem a volta da cobrança dos tributos, o governo terá dificuldades para efetivar programas sociais considerados importantes pela atual gestão.

Investigando

A polícia está investigando um acidente de trânsito ocorrido no último sábado em Criciúma que envolveu uma Ducato do Governo de Criciúma e uma moto. O piloto da motocicleta, um jovem de 22 anos, morreu no local, e o motorista da Ducato, que pertence ao departamento de trânsito, deixou o local sem prestar socorro. Além disso, o veículo do município também estava com a documentação atrasada.

Reforço

Começa nesta segunda-feira a campanha de vacinação com doses de reforço bivalentes contra a Covid-19 para pessoas com maior risco de desenvolver formas graves da doença. As vacinas bivalentes protegem contra a cepa original do coronavírus e as subvariantes da Ômicron. Segundo o Ministério da Saúde, a campanha será dividida em etapas, e nesta primeira fase, pessoas acima de 70 anos, imunocomprometidos, comunidades indígenas, ribeirinhas e quilombolas poderão tomar a vacina nos postos de saúde.

Retorno

Mais de 15 mil estudantes da Unesc retornaram na segunda-feira às atividades presenciais na instituição. Em entrevista à Massa FM, a reitora Luciane Ceretta destacou que 2023 marca os 55 anos de história da universidade, que deve ser marcado por novos investimentos e novas ações de inovação nos quatro pilares da Unesc.

Censo

O IBGE ainda está tentando aumentar a cobertura do Censo 2022, que já finalizou a coleta em 95% dos setores, mas ainda tem uma alta taxa de recusas ou ausências. Desde o início das entrevistas, em agosto, o desafio tem sido maior nas grandes cidades e em áreas de poder aquisitivo mais alto. O Censo é fundamental para o governo conhecer a realidade do país e distribuir de maneira justa os recursos.

Saneamento

Eleito pelo Conselho de Administração da Casan, Laudelino de Bastos e Silva tomou posse como diretor-presidente da companhia. Ele foi indicado pelo governador Jorginho Mello, que durante a solenidade, salientou a importância de conquistar as prefeituras que saíram do Sistema Casan e que a companhia entregue cada vez mais os serviços de abastecimento e de coleta e tratamento de esgoto com eficiência.

Avaliando

Anunciado na última semana como novo diretor regional do IMA, Ibanez Zanette fez uma avaliação de sua passagem frente a Fundai. Entre as ações está a digitalização dos serviços por meio da qual os cidadãos podem solicitar licenciamentos e fazer denúncias relacionadas ao meio ambiente, inclusive, mantendo o anonimato. Isso ocorre devido à implantação de sistemas online. “Precisamos adaptar e otimizar os processos e isso aconteceu por meio da digitalização que, além de todos os benefícios, promoveu a aproximação do contribuinte com os serviços. Sem contar a economia gerada de aproximadamente 12 mil reais/ano com a diminuição das impressões”, explica Ibanez Zanette. Ele também destacou os projetos de reciclagem, o Buscão, Adequações ao IPTU Verde, doação de mudas e paisagismo e o Içara Sustentável.