Ontem havia apenas um leito de UTI do SUS para Covid-19 disponível em todo estado

25

Painel atualizado mostra a situação em Santa Catarina que já faz políticos pensar em lockdown

O painel de leitos de UTI Covid-19 para tratamento de pacientes adultos graves com coronavírus foi atualizado no final da manhã de ontem (3) e mostrava uma situação de colapso, como se referiu o secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro, na semana passada. Dos 806 leitos ativos ontem, restava disponível apenas um no vale do Itajaí. Em todas as outras regiões a ocupação chegou a 100% (veja imagem).

Decreto suspendendo jogos

Por conta da situação, o prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro, proibiu por decreto jogos e atividades desportivas pelo período de 15 dias, a contar de hoje (4). Cidades como Chapecó, Tubarão e Florianópolis fizeram o mesmo, forçando o cancelamento pelo mesmo período do Campeonato Catarinense (veja mais na página 13).

Criança de nove meses morre de Covid-19

Ontem também uma criança de nove meses faleceu em decorrência de complicações causadas pela Covid-19 em Criciúma. A criança estava internada no Hospital Materno Infantil Santa Catarina e contava com algumas patologias, entre elas, cardiopatia congênita, e teve seu caso agravado pela Covid-19. Com isso, Criciúma chegou a 278 mortes por coronavírus desde o início da pandemia.

Cocal do Sul registra o 27º óbito

A Vigilância Epidemiológica de Cocal do Sul comunicou ontem o 27° óbito por Covid-19 no município. A vítima é um homem de 68 anos, com comorbidades, que residia na cidade e estava internado no Hospital São José (HSJ), em Criciúma.

Cocal do Sul registrou 13 novos casos de coronavírus ontem, mas houve também oito curas. Atualmente, 41 pacientes estão em tratamento, sendo 39 em casa e dois na clínica. Até agora, o município já contabilizou 1824 casos da doença e 1756 curas desde que iniciou a pandemia.

Santa Catarina registra 94 óbitos nas últimas 24h

Em comparação com o boletim do dia anterior, houve ontem 94 óbitos a mais. A quantidade de casos confirmados cresceu 7.209 e outras 4.629 pessoas passaram a ser consideradas recuperadas, segundo estimativa do Governo do Estado. Registrou-se um crescimento de 2.486 no número de casos ativos.

O Estado já registrou 688.600 casos confirmados de infecção pelo novo coronavírus em Santa Catarina, sendo que 643.910 se recuperaram e 37.072 estão em acompanhamento. Desde o início da pandemia, 7.618 óbitos foram causados pela doença respiratória. A taxa de letalidade atual é de 1,11%.